Ir para o conteúdo Guia Sítios Ir para o menu Guia Sítios Ir para a busca no site Guia Sítios Ir para o rodapé Guia Sítios
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Por que estruturas mínimas?

Com o objetivo de padronizar a experiência do usuário em todos os sítios da Universidade (de todos os setores), o GT Sítio, por meio de análises das normas do Governo Federal e de sites de outras universidades, definiu estruturas mínimas padrão de acordo com as necessidades de cada setor. Essas estruturas mínimas buscam padronizar e organizar as informações básicas dos setores da Universidade, não restringindo especificidades de cada setor.

Quando os elementos são padronizados,  a experiência do usuário no site se torna mais intuitiva, uma vez que, independentemente do setor, as informações básicas são apresentadas em locais e linguagens similares.

Elementos das Estruturas:

Barra padrão de Identidade de Comunicação Digital do Governo Federal

Esta barra é fixa e segue normatização do governo federal, e, deste modo, é aplicada em todos os sítios públicos. Tem como função identificar, padronizar e integrar sites e portais. Informações complementares sobre cada ítem desta barra podem ser encontradas no Manual de Diretrizes de Comunicação do Governo Federal.

Cabeçalho

O cabeçalho das páginas segue um padrão: nele é exibido o nome da página, como de órgãos, unidades, cursos, etc. As redes e mídias sociais (Instagram, Facebook, Youtube, Farol, entre outros) também são dispostas no cabeçalho e atualizadas de acordo com cada página específica. A rede social Facebook apenas será incluída nos sítios se estiver cadastrada no Gerenciador de Negócios da UFSM no Facebook.

Para incluir uma página no Negócio, deve-se enviar um email para redessociaisufsm@gmail.com. É pertinente que seja enviado neste email os links dos perfis dos atuais administradores da rede social. Esse cadastro legitima ainda mais a ligação dessas páginas às estruturas da Universidade. Além disso, esse processo auxilia a validação dos conteúdos produzidos nas redes sociais. Dessa forma, qualquer página que seja criada fora do negócio não é institucionalizada.

Menu Horizontal

Disponibiliza todas as informações referentes aos contatos e serviços de cada página. Também serve como guia para quem procura por editais, informações e links que são complementares e externos ao domínio da Universidade.

Menu Vertical

Dispõe diversas informações sobre os setores da Universidade: Estrutura, Histórico, Equipe, Comissões, Chefias, etc. Também conta como um aglutinador dos documentos mais importantes, a descrição dos serviços principais e a relação desta com os três pilares da Universidade: Ensino, Pesquisa e Extensão.

Miolo

O miolo é composto pelo banner institucional, apresentação do setor em específico, ícones com os principais serviços e as notícias – geradas pelo próprio setor ou pela Agência de Notícias da Universidade. A apresentação serve para sintetizar as funções e atribuições do setor.

No miolo, os módulos são pensados e organizados de forma que tenham uma mesma altura e que não contenham espaços em branco, afinal estes prejudicam a acessibilidade.