Ir para o conteúdo PEN Ir para o menu PEN Ir para a busca no site PEN Ir para o rodapé PEN

Tutorial Auxílio Formação Estudantil

Versão 1.5 (Revisado em 09/03/2022)

Versão 1.6 (Revisado em 19/07/2024)

O Auxílio Formação Estudantil tem como objetivo auxiliar os alunos na para participação em ações e eventos que visem a formação estudantil integral e interdisciplinar, exclusivamente aos estudantes de graduação, modalidade presencial, vinculados ao Diretório Central dos Estudantes, aos Diretórios Acadêmicos e às Casas dos Estudantes Universitários, limitadas às disponibilidades de recursos orçamentários.

As inscrições são realizadas por meio do Portal Estudantil, conforme as orientações deste tutorial.

1 – Acessar o Portal Estudantil e efetuar login, com o número da matrícula e a senha.

2 – Clique em “Assistência” e depois em “Auxílios”.

3 – Clique em “+Solicitar Auxílio”.

4 – Selecione o Tipo de Bolsa Formação, se de Interesse Específico ou de Interesse Geral.

4.1 – Eventos de Interesse Geral são aqueles que envolvem temáticas de representação estudantil e atividades esportivas e artísticas e Eventos Específicos do Curso são aqueles que tenham relação direta ao curso que o/a estudante estiver matriculado/a.

4.2 – Após, clique em “Próximo”.

5 – Informar uma conta bancária:

5.1 – clicar na lupa, conforme imagem abaixo:

5.2 – Digitar o código da agência bancária, sem o dígito verificador.

5.3 – Clicar em Pesquisar.

5.4 – Selecionar a agência; Caso não apareça a agência, significa que essa agência não está no banco de dados do CPD. Para incluir é necessário abrir um ticket para o CPD.

5.5 – Clicar em Ok.

5.6 – Digite o número da conta corrente, com o dígito verificador, no campo “Conta”:

6 – Preencher as informações obrigatórias:

6.1 – Nome do Evento;

6.2 – Período de realização;

6.3 – Carga Horária do Evento;

6.4 – Cidade/País;

6.5 – Se recebeu outro aporte financeiro da UFSM para participar do evento: SIM ou NÃO;

6.6 – Nº de bolsas solicitadas:

6.6.1 – Eventos fora da sede do curso do/a estudante e dentro do Estado do Rio Grande do Sul;

6.6.2 – Eventos fora do Estado do Rio Grande do Sul e dentro do País;

6.6.3 – Eventos fora do País.

6.7 – Clicar em “Próximo”.

7 – Anexar pelo menos um dos seguintes documentos:

7.1 – Folder/Programa de evento promovido pela UFSM;

7.2 – Folder/Programa de evento promovido por outras instituições;

7.3 – Declaração de aceite de trabalho em evento promovido por outras instituições;

7.4 – Caso o/a estudante já tenha participado do evento, anexar também:

7.4.1 – Certificado de participação de estudante em evento ; e

7.4.2 – Comprovante de pagamento (Comprovante parcial de despesas que conste Local e Data de acordo com o especificado na inscrição e CPF do/a estudante).

7.5 – Clicar em “Adicionar”;

7.6 – Selecione o arquivo;

7.7 – Verifique os documentos enviados;

7.8 – Clicar em “Próximo”;

8 – Confira os dados:

8.1 – Agência; Conta; Informações Adicionais; Anexos Registrados;

9 – Insira um texto no campo “Despacho”;

10 – Marque as 03 (três) declarações: Ciência dos dados, conta corrente ativa e compromisso em prestar contas;

11 – Clicar em “Encaminhar”.

12 – Clicar na lista suspensa, selecionar seu nome, inserir a senha e clicar em “Assinar e enviar”.

Em caso de dúvidas, entrar em contato com o Setor de Bolsas.

Localização: Prédio 48-D, 3º andar, Sala 310, Campus Sede da UFSM

email: bolsasprae@ufsm.br