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Tutorial Auxílio Formação Estudantil

Versão 1.5 (Revisado em 09/03/2022)
Versão 1.6 (Revisado em 19/07/2024)

Versão 1.7 (Revisado em 28/07/2025)

 O Auxílio Formação Estudantil tem como objetivo auxiliar os alunos na para participação em ações e eventos que visem a formação estudantil integral e interdisciplinar, exclusivamente aos estudantes de graduação, modalidade presencial, vinculados ao Diretório Central dos Estudantes, aos Diretórios Acadêmicos e às Casas dos Estudantes Universitários, limitadas às disponibilidades de recursos orçamentários.

As inscrições são realizadas por meio do Portal Estudantil, conforme as orientações deste tutorial.

1 – Acessar o Portal Estudantil e efetuar login, com o número da matrícula e a senha.

2 – Clique em “Assistência” e depois em “Auxílios”.

3 – Clique em “+Solicitar Auxílio”.

4 – Selecione o Tipo de Bolsa Formação, se de Interesse Específico ou de Interesse Geral. 

4.1 – Eventos de Interesse Geral são aqueles que envolvem temáticas de representação estudantil e atividades esportivas e artísticas e Eventos Específicos do Curso são aqueles que tenham relação direta ao curso que o/a estudante estiver matriculado/a.

4.2 – Após, clique em “Próximo”.

5 – Informar uma conta bancária:

5.1 – clicar na lupa, conforme imagem abaixo:

5.2 – Digitar o código da agência bancária, sem o dígito verificador.

5.3 – Clicar em Pesquisar.

5.4 – Selecionar a agência; Caso não apareça a agência, significa que essa agência não está no banco de dados do CPD. Para inclusão, é necessário enviar um e-mail para bolsasprae@ufsm.br

5.5 – Clicar em Ok.

5.6 – Digite o número da conta corrente, com o dígito verificador, no campo “Conta”:

6 – Preencher as informações obrigatórias:

6.1 – Nome do Evento;

6.2 – Período de realização;

6.3 – Carga Horária do Evento;

6.4 – Cidade/País;

6.5 – Se recebeu outro aporte financeiro da UFSM para participar do evento: SIM ou NÃO (ATENÇÃO! O/A estudante DEVE informar se a UFSM forneceu ou vai fornecer transporte para participar do evento, marcando Sim ou Não.);

6.6 – Nº de bolsas solicitadas: 

6.6.1 – Eventos fora da sede do curso do/a estudante e dentro do Estado do Rio Grande do Sul; 

6.6.2 – Eventos fora do Estado do Rio Grande do Sul e dentro do País; 

6.6.3 – Eventos fora do País.

6.7 – Clicar em “Próximo”.

7Anexar pelo menos um dos seguintes documentos:

7.1 – Folder/Programa de evento promovido pela UFSM;

7.2 – Folder/Programa de evento promovido por outras instituições;

7.3 – Declaração de aceite de trabalho em evento promovido por outras instituições;

7.4 – Anexar, obrigatoriamente, a DECLARAÇÃO DA COORDENAÇÃO DO CURSO, quando se tratar de eventos específicos do curso, OU a DECLARAÇÃO DA PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS, quando se tratar de eventos de interesse geral.

O(A) estudante deve:

  • Preencher a declaração;

  • Exportá-la para PDF;

  • Anexá-la no processo, juntamente com os demais documentos.

Ressalta-se ainda que:

  • O(A) Coordenador(a) do Curso ou a Pró-Reitora da PRAE irão analisar a solicitação;

  • Em caso de concordância, assinarão a Declaração e tramitarão o processo para a Seção de Bolsas.

7.5 – Caso o/a estudante já tenha participado do evento, anexar também:

7.5.1 – Certificado de participação de estudante em evento ; e

7.5.2 – Comprovante de pagamento (Comprovante parcial de despesas que conste Local e Data de acordo com o especificado na inscrição e CPF do/a estudante).

7.6 – Clicar em “Adicionar”;

7.7 – Selecione o arquivo;

7.7 – Verifique os documentos enviados;

7.8 – Clicar em “Próximo”;

8 – Confira os dados:

8.1 – Agência; Conta; Informações Adicionais; Anexos Registrados;

9 – Insira um texto no campo “Despacho”;

10 – Marque as 03 (três) declarações: Ciência dos dados, conta corrente ativa e compromisso em prestar contas;

11 – Clicar em “Encaminhar”.

12 – Clicar na lista suspensa, selecionar seu nome, inserir a senha e clicar em “Assinar e enviar”.

13 – Acompanhe o Status de andamento e consulte seu ‘Processo de auxílio transporte estudantil’, acessando a Aba ‘Auxílios’ do Portal Estudantil.

Clique no ícone em formato de pasta na página de ‘Minhas Solicitações de Auxílio’, para conferir os detalhes do processo.

OBS.: Caso o processo volte ao estudante para alguma correção/complementação ou solicitação de documentos comprobatórios, o mesmo receberá uma notificação no seu e-mail e o Status indicará a situação.

14 – Para visualizar as tramitações e acessar o processo na íntegra, clique no Número do Documento, onde é possível conferir cada etapa de andamento do processo, datas  de envio e recebimento e a última tramitação (local onde seu processo está parado no momento).

15 – Caso o seu processo esteja no status “Deferido – Aguardando Comprovação“, você deverá encaminhar a documentação de prestação de contas solicitada no Edital. Clique no ícone em forma de “pasta” para abrir o processo.

16 – Para acessar o processo clique no número do mesmo e, após, no botão “Abrir”.

17 – Na tela do processo do Portal de Documentos, clique no botão “Ações” e “+Inserir documentos“.

18 – Selecione o passo “Encaminha comprovação“. Após clique em “+Inserir” e selecione “Upload de documento” para enviar a comprovação da despesa.

19 – Faça upload do documento, seguindo as instruções da tela e, após finalizar, clique em “Tramitar” (saiba mais em Tutorial de como Incluir e Tramitar PEN).

Em caso de dúvidas, entrar em contato com o Setor de Bolsas.

Localização: Prédio 48-D, 3º andar, Sala 310, Campus Sede da UFSM

Telefone: (55) 3220 8561

email: bolsasprae@ufsm.br

Em caso de dúvidas sobre o PEN-SIE, contatar a equipe do DAG pelo e-mail pen@ufsm.br