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Tutorial para Processo de auxílio parental a estudante de graduação

O Auxílio parental a estudante de graduação tem como objetivo garantir a permanência dos(as) estudantes de graduação presencial com cadastro ativo no Programa de Benefício Socioeconômico (PBSE) da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), por meio de custeio de parte de suas despesas relativas à educação e cuidados com dependentes legais, na faixa etária de 0 (zero) a 12 (doze) anos incompletos – 11 (onze) anos, 11 (onze) meses e 29 (vinte e nove) dias.

As inscrições são realizadas por meio do Portal Estudantil, conforme as orientações deste tutorial.

Para verificar o fluxo do passo a passo do processo: 

PRAE_BOLSAS_Concessao_Auxilio_Parental (ufsm.br)

 


1 – Acessar o Portal Estudantil e efetuar login, com o número da matrícula e a senha.

2 – Clique em “Assistência” e depois em “Auxílios”.

 

3 – Clique em “+Solicitar Auxílio”.

 

4 – Selecione o Tipo de Auxílio Parental (vide Edital PRAE/UFSM).

4.1 – Após, clique em “Próximo”.

 

5 – Informar uma conta bancária:

5.1 – clicar na lupa, conforme imagem abaixo.

5.2 – Digitar o código da agência bancária, sem o dígito verificador;

5.3 – Clicar em Pesquisar;

5.4 – Selecionar a agência; Caso não apareça a agência, significa que essa agência não está no banco de dados do CPD. Para inclusão, é necessário enviar um e-mail para bolsasprae@ufsm.br

5.5 – Clicar em Ok

5.6 – Digite o número da conta corrente, com o dígito verificador, no campo “Conta”

5.7 – Preencher as informações obrigatórias;

5.8 – Clicar em “Próximo”

6 – Anexar a documentação devida.

6.1 – Anexar, obrigatoriamente:

6.1.1 – Cópia da Certidão de Nascimento do (a) dependente;

6.1.2 – Cópia do comprovante de residência atualizado. Somente serão aceitas faturas de água, luz, internet, telefone e aluguel, desde que emitidos com, no máximo 60 (sessenta) dias antes da data de inscrição no Auxílio Parental. Para estudantes residentes nas Casas do Estudante Universitário (CEUs), a comprovação do endereço dar-se-á mediante Atestado de Residência, disponível para acesso no Portal Estudantil;

6.1.3 – Documentos que comprovem a guarda legal, quando for o caso, conforme item 4 do Edital;

6.1.4 – Para o Auxílio Parental II: Comprovante de matrícula do filho/dependente em escolas de ensino fundamental.

6.2 – Clicar em “Adicionar”

6.3 – Selecione o arquivo;

6.4 – Verifique os documentos enviados;

6.5 – Clicar em “Próximo”

7 – Confira os dados:

7.1 – Agência; Conta; Informações Adicionais; Anexos Registrados.

8 – Insira um texto no campo “Despacho”;

9 – Marque as 03 (três) declarações: Ciência dos dados, conta corrente ativa e compromisso em prestar contas;

10 – Clicar em “Encaminhar”.

 

 

11 – Clicar na lista suspensa, selecionar seu nome, inserir a senha e clicar em “Assinar e enviar”.

12 – Acompanhe o Status de andamento e consulte seu ‘Processo de auxílio parental a estudante de graduação’, acessando a Aba ‘Auxílios’ do Portal Estudantil.

Clique no ícone em formato de pasta na página de ‘Minhas Solicitações de Auxílio’, para conferir os detalhes do processo.

OBS.: Caso o processo volte ao estudante para alguma correção/complementação ou solicitação de documentos comprobatórios, o mesmo receberá uma notificação no seu e-mail e o Status indicará a situação.

13 – O pedido de reconsideração sobre o indeferimento parcial e comprovação final do auxílio ocorrerá na mesma solicitação, seguindo os mesmos procedimentos para inclusão de documentos, assinatura digital, despacho e tramitação.

14 – Em caso de dúvidas sobre o Processo de auxílio parental a estudante de graduação, contatar a equipe da Seção de Bolsas pelo e-mail bolsasprae@ufsm.br

15 – Em caso de dúvidas sobre fluxo e tramitações, contatar a equipe do DAG pelo e-mail pen@ufsm.br


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