Superintendência do Inmetro no Estado do Rio Grande do Sul enfrenta desafio para recuperação de documentos danificados após enchente em Porto Alegre
Superintendência do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia no Estado do Rio Grande do Sul (Surrs) trabalha para recuperar parte de seus registros e retomar suas atividades após a enchente que atingiu Porto Alegre em maio de 2024. O prédio da Surrs, localizado na Avenida São Pedro, 1245, permaneceu submerso por cerca de 40 dias, o que resultou em danos a documentos importantes.
Com o objetivo de restaurar os arquivos atingidos, a Surrs irá transportá-los para a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que disponibilizou seu laboratório especializado para recuperação do acervo. Essa etapa está sendo viabilizada com o apoio da Receita Federal, que cedeu um caminhão para o transporte dos materiais até o local.
O chefe do Setor de Governança e Gestão da Surrs (Segov-RS), Ricardo Flores Pinto, destacou que o Arquivo Nacional montou um plano de ação com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) para o tratamento e recuperação dos documentos atingidos, alocando 14 milhões de reais para os órgãos federais que sofreram com a calamidade – entre eles o Inmetro.
“O trabalho de retirada dos documentos do Arquivo Intermediário ocorre pela nossa adesão rigorosa aos protocolos do Arquivo Nacional, que, em parceria conosco, viabilizou recursos extraordinários para a recuperação desse material”, destacou Flores.