Ir para o conteúdo Espaço TransDoc Ir para o menu Espaço TransDoc Ir para a busca no site Espaço TransDoc Ir para o rodapé Espaço TransDoc
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Recuperação Arquivística – INMETRO envia arquivos para recuperação na UFSM



Superintendência do Inmetro no Estado do Rio Grande do Sul enfrenta desafio para recuperação de documentos danificados após enchente em Porto Alegre

Superintendência do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia no Estado do Rio Grande do Sul (Surrs) trabalha para recuperar parte de seus registros e retomar suas atividades após a enchente que atingiu Porto Alegre em maio de 2024. O prédio da Surrs, localizado na Avenida São Pedro, 1245, permaneceu submerso por cerca de 40 dias, o que resultou em danos a documentos importantes.

Com o objetivo de restaurar os arquivos atingidos, a Surrs irá transportá-los para a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que disponibilizou seu laboratório especializado para recuperação do acervo. Essa etapa está sendo viabilizada com o apoio da Receita Federal, que cedeu um caminhão para o transporte dos materiais até o local.

O chefe do Setor de Governança e Gestão da Surrs (Segov-RS), Ricardo Flores Pinto, destacou que o Arquivo Nacional montou um plano de ação com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) para o tratamento e recuperação dos documentos atingidos, alocando 14 milhões de reais para os órgãos federais que sofreram com a calamidade – entre eles o Inmetro.

“O trabalho de retirada dos documentos do Arquivo Intermediário ocorre pela nossa adesão rigorosa aos protocolos do Arquivo Nacional, que, em parceria conosco, viabilizou recursos extraordinários para a recuperação desse material”, destacou Flores.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-961-58

Publicações Recentes