Ir para o conteúdo Planetário Ir para o menu Planetário Ir para a busca no site Planetário Ir para o rodapé Planetário

Exposição 50 anos do Planetário – a partir de 2000

Exposição Reconstruindo Memórias:
os 50 anos do Planetário da UFSM – a partir de 2000

Mural “A Conquista Espacial” de  Eduardo Trevisan pintada em 1971 no hall do Planetário. Fotógrafo não identificado. UFSM.2008.077.001.AN

Card com texto sobre 8ª Encontro Brasileiro de Planetários
Foto colorida de ambiente escuro com globo do mapa mundi e luz simulando a Lua
Exposição no Planetário em 2014. Fotógrafo: Felippe Richardt. UFSM.2014.054.005.AN
Foto do hall do Planetário no escuro com exposição de planetas iluminados
Exposição no Planetário em 2014. Fotógrafo: Felippe Richardt. UFSM.2014.054.006.AN
Foto colorida de pessoas visitando a exposição dos planetas no hall do Planetário
Exposição no Planetário em 2014. Fotógrafo: Felippe Richardt. UFSM.2014.054.007.AN

Movimento no Campus aos domingos em 2014. Fotógrafo: Felippe Richardt. UFSM.2014.034.017.AN

Foto colorida da lateral do Planetário com diversas pessoas em pé de mãos dadas à sua volta
Abraço ao Planetário em outubro de 2017. Fotografo não identificado. UFSM.2017.057.002.GR
Abraço ao Planetário em outubro de 2017. Fotografo não identificado. UFSM.2017.057.003.GR
Foto colorida com diversas pessoas em pé de mãos dadas
Abraço ao Planetário em outubro de 2017. Fotografo não identificado.UFSM.2017.057.009.GR
Foto aérea do Planetário sendo abraçado por diversas pessoas.
Abraço ao Planetário em outubro de 2017. Fotografo não identificado. UFSM.2017.057.008.GR

Abraço simbólico realizado na UFSM, que teve como objetivo chamar a atenção para a situação orçamentária das universidades públicas, bem como defender a importância do ensino superior público e de qualidade. O ato marcou o engajamento da UFSM no “Dia D”, iniciativa articulada pela Frente Gaúcha em Defesa das Universidades e Institutos Federais e realizada em várias outras IESs do Estado.

Planetário em 2015. Fotógrafo: Rafael Happke. UFSM.2015.059.048.AN

Planetário em 2018. Fotógrafo: Elmo Santos da Silva Neto. Acervo Pessoal
Sessão ao Público durante o Viva o Campus 2018. Fotógrafo: Equipe Planetário

O Descubra UFSM é um evento institucional, com o objetivo de apresentar a Universidade e o que ela oferece, prestando informações sobre cursos e formas de ingresso. O Planetário se insere na programação com sessões abertas à este público.

Planetário. 2021. Fotógrafo: Jamilson Eliá Slim
Planetário em 2021. Fotógrafo: Jamilson Eliá Slim. Acervo Pessoal

O Museu de Arte, Ciência e Tecnologia – MACT foi inaugurado em 20 de agosto de 2021, no segundo andar do Planetário. A exposição de inauguração foi o evento Factors 8.0.

Desde o início da pandemia da Covid-19, o Planetário migrou para o formato online buscando manter as atividades em continuidade, mesmo que sem a experiência imersiva proporcionada pela Sala de Projeção. Seguiu-se atendendo os mais variados públicos, porém com foco maior em escolas, tendo como resultado o alcance de nossa instituição em 14 Estados.

"Gostaria de deixar aqui constado minha satisfação com o trabalho e atenção da equipe do Planetário UFSM. Foi muito gratificante ver como a equipe conseguiu manter a atenção e interesse dos alunos durante toda a apresentação. Parabéns pelo profissionalismo."
Graciane da Silva Cardoso
Professora, Colégio Pitágoras Unidade Barcarena - PA
"Gostaria de parabenizar o Planetário da UFSM pela reinvenção em tempos de pandemia, o que proporcionou que muitos alunos tivessem acesso a essa visitação maravilhosa e repleta de conhecimentos e interatividade!"
Adriana Medianeira R. Pilar
Professora, IFFar - Campus Panambi/RS, EMEF Irmão Quintino, EMEF Pinheiro Machado e EMEF João Hundertmark
Sobreposição Planetário
Sobreposição Artística - 1970-Atual | Fonte: Rafael C. Beltrame, Professor do DPEE-CT-UFSM

Notícias de Jornais

Notícia sobre Curso de Astronomia ministrado no Planetário
Apostila Curso Astronomia. Outubro de 2000.
Anais Encontro de Planetários. Novembro de 2003.