Introdução
Propor o ensino esportivo em ambientes escolares, através de intervenções, planejadas e estruturadas a partir do Grupo PET EF, visando envolver e estabelecer um escopo de conhecimento capaz de sustentar a atuação dos acadêmicos dos cursos de Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) da UFSM, no âmbito da Educação Básica escolar, dos professores das escolas envolvidas e também dos professores dos cursos de graduação, na proposição de uma formação continuada, prescrita nas orientações complementares, apontada a todos os níveis dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Cabe ressalva, a importante relação que se estabelecerá, no sentido de estimulação ao ensino esportivo e a discussões acadêmicas pertinentes, no conjunto do ensino público, fundamentalmente no que diz respeito ao quesito relativo à formação crítica necessária para a apropriação da cultura esportiva existente no ambiente escolar e de sua transformação em benefício de uma sociedade mais igualitária e consciente dos seus direitos esportivos.
Metodologia
Primeira Etapa – conhecer a realidade apresentada para o ensino dos esportes, nas diferentes propostas didático pedagógicas existentes. Segunda Etapa – analisar criticamente os conceitos e as estratégias apurados em relação ao ensino dos esportes sob a ótica de propostas educacionais selecionadas. Terceira Etapa – estabelecer uma proposta didático pedagógica para o desenvolvimento prático pedagógico dos esportes no âmbito escolar e também fora dele, em conjunto com os demais conteúdos ministrados, através de estratégias de tematização, advindas das análises realizadas. Quarta Etapa – avaliar e redimensionar os aspectos prático pedagógicos envolvidos nas etapas estabelecidas, no sentido de compor uma matriz orientadora e suficientemente capaz de reconhecer os quesitos situacionais implicados nos processos de ensino estabelecidos. A orientação das etapas apresentadas, bem como aos procedimentos metodológicos relacionados com o ensino e a compreensão de uma ideia de esporte ocorrerá por conta da estimulação geral e de procedimentos gradativos de adaptação e aperfeiçoamento, orientando-se, sobretudo, nas relações do jogo com o brincar e com o fenômeno esportivo. O foco de atenção se voltará para os jogos entre pequenos e grandes grupos, observando-se a complexidade e o aumento de informação em relação a gestos e comportamentos, voltados à aprendizagem para a resolução de problemas/autoaprendizagem. A ênfase maior será dada aos gestos e comportamentos específicos que auxiliarão na construção de movimentações individuais e coletivas, bem como na possibilidade de estimulação para uma noção de jogo livre, ligada com a criatividade e com a inteligência para o jogo.
Resultados esperados
Cabe ressalva, a importante relação que se estabelecerá, no sentido de estimulação ao ensino esportivo e a discussões acadêmicas pertinentes, no conjunto do ensino voltado aos esportes, fundamentalmente no que diz respeito ao quesito relativo à formação crítica necessária para a apropriação da cultura esportiva existente em ambientes escolares e de sua transformação em benefício de uma sociedade mais igualitária e consciente dos seus direitos esportivos.