Ir para o conteúdo PET - Educação Física Ir para o menu PET - Educação Física Ir para a busca no site PET - Educação Física Ir para o rodapé PET - Educação Física

ATIVIDADES DE ENSINO JUNTO AO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID DO CEFD UFSM

Introdução

O PIBID integra a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) e traz para os discentes, situados na primeira metade dos cursos de licenciatura, possibilidades de relações práticas com o cotidiano escolar (escolas públicas de educação básica). O Programa encontra-se ativo desde 2009, junto ao Centro de Educação Física e Desportos, estabelecendo importante papel na manutenção do curso de Licenciatura e na formação de jovens professores. Neste sentido, se justifica a interação entre Petianos e Pibidianos, no sentido de interagir em ações práticas e aplicadas que possam auxiliar na apresentação de novas perspectivas à reformulação do fazer pedagógico e da estruturação curricular. Dessa forma, o objetivo da atividade é interagir nos processos de atualização para o currículo do curso de Licenciatura, além de ampliar o comprometimento dos acadêmicos e dos docentes com os projetos de Curso.

Metodologia

Para a realização da atividade, os Petianos devem construir um cronograma de intervenções conjuntas com os Pibidianos, no sentido de viabilizar práticas no ambiente escolar, estabelecendo um fluxo para discussões sobre contextos didático-pedagógicos acerca da Educação Física Escolar. Ao final de cada semestre letivo o Petiano deve produzir pelo menos um trabalho/relatório de ensino, com o intuito de apresentar em seminários internos ou externos, encontros, congressos de ensino ou jornadas acadêmicas.

Resultados esperados

Espera-se que os acadêmicos se envolvam progressivamente, nas participações relacionadas ao ensino, a uma lógica de comprometimento com a coordenação do Curso de Licenciatura, na busca e na construção/produção do conhecimento para além da simples transmissão e aquisição de informações. Ultrapassando o uso das metodologias tradicionais e atingindo espaços para diversificações didático-pedagógicas, com perspectivas agregadoras para as atividades de pesquisa e de extensão desenvolvidas pelo grupo PET Educação Física.

Resultados obtidos