Introdução
Os grupos PET se caracterizam pelo envolvimento com pesquisas científicas. Neste contexto, cada Petiano deve se vincular a um projeto de pesquisa, com registro pertinente junto ao Gabinete de Projetos do Centro de Educação Física e Desportos da UFSM. Com o intuito de inicialmente ingressar em uma pesquisa, sob a orientação e supervisão de um professor/pesquisador dos cursos de Licenciatura e Bacharelado, para posteriormente desenvolver o seu projeto de pesquisa (Laboratório de análise dos cenários esportivos na mídia (LACEM), Laboratório de aprendizagem motora, Laboratório de biomecânica – LABIOMEC, Laboratório de bioquímica do exercício – BIOEX, Laboratório de cineantropometria – LABCINE, Laboratório de desenvolvimento motor, Laboratório de improvisação e coreografia – LICOR, Laboratório de performance em ambiente simulado – LAPAS, Laboratório interdisciplinar de ergonomia e cineantropometria – LABINTEC, Laboratório interdisciplinar de postura e cineatropometria/LABOR e qualidade de vida – LABINPEC/LAQUAVI e Laboratório investigativo de criações contemporâneas em Dança – LICCDA).
Metodologia
Os Petianos devem buscar Professores/Pesquisadores junto aos cursos de Licenciatura e Bacharelado do CEFD/UFSM para participarem de pesquisas individuais ou em grupos de pesquisa, em um projeto novo ou em andamento registrado no GAP/CEFD. Ao final de cada semestre letivo o Petiano deve produzir pelo menos um trabalho/relatório de iniciação científica para apresentar em seminários internos ou externos, encontros, congressos de iniciação científica ou jornadas acadêmicas.
Resultados esperados
A atividade busca a estimulação progressiva para os membros do grupo PET EDUCAÇÃO FÍSCA, no sentido de levá-los a percorrer diversos caminhos de pesquisa, aumentando o conhecimento específico na área de atuação, bem como gerando uma participação regular junto ao universo investigativo, através de publicações e na formação de jovens pesquisadores.