Introdução
Em consonância com as atividades da Comissão Nacional do DiversificaPet e diante da relevância em relação a sensibilização das pautas LGBTQIA+, pessoas negras, indígenas, mulheres e pessoas com deficiência, bem como ações afirmativas, o PET Educação Física, desenvolve planos de acolhimento e ampliação de relação com os mais variados grupos sociais e suas singularidades para serem trabalhados e debatidos dentro do PET Educação Física e demais Grupos PET da UFSM. Considera-se como um fator importantíssimo não só para a formação acadêmica dos Petianos mas também para o fortalecimento da humanização nos diversos ambientes de ensino institucionalizados. Portanto, traçar ações em torno de atividades que ampliem formas de acolher e fazer parte de uma regularização efetiva às lutas minoritárias, nunca se fez tão importante diante o contexto atual que vivemos.
Metodologia
Fortalecimento e ajustes na realização de seminários, minicurso, rodas de conversa, eventos presenciais (Defesa pessoal para mulheres e público LGBTQIA+), eventos EAD sobre a diversidade no esporte e ações de intervenção junto ao CEFD UFSM, aos Grupos PET UFSM e junto à comunidade de uma forma geral.
Resultados esperados
Estima-se ampliar e regularizar à produção de melhorias para os Cursos de Licenciatura e Bacharelado do CEFD UFSM, para o Programa de Educação Tutorial da UFSM e para a sociedade; intermediadas por processos educacionais e meios à socialização dos resultados, publicações e discussões atualizadas sobre o assunto.