Ir para o conteúdo PET - Educação Física Ir para o menu PET - Educação Física Ir para a busca no site PET - Educação Física Ir para o rodapé PET - Educação Física
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

PARTICIPAÇÃO DO GRUPO PET EDUCAÇÃO FÍSICA NOS PROJETOS INSTITUCIONAIS GEOPARQUES QUARTA COLÔNIA E CAÇAPAVA DO SUL

Introdução

Os Projetos Estratégicos Geoparques Quarta Colônia e Caçapava do Sul são vinculados à Pró Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria. Suas operacionalizações baseiam-se na singularidade geológica e nas possibilidades de contribuição acadêmica visando novas alternativas de economia para a região, priorizando aspectos sustentáveis, mediados na conservação do patrimônio natural e cultural, na educação para o meio ambiente, no incentivo à geração de renda através de iniciativas privadas, estimulando o turismo local. O PET EDUCAÇÃO FÍSICA ingressa como mais um colaborador à apropriação do conhecimento, com vistas a envolver a capacitação das comunidades e auxiliar na constituição de alternativas sustentáveis para o lazer e a recreação, baseados na sustentabilidade ambiental.

Metodologia

A atividade será realizada em acordo aos Projetos Institucionais e as suas diretrizes, observando os atributos existentes junto ao Plano de Desenvolvimento Institucional da UFSM, no que diz respeito ao estímulo para a autonomia e o desenvolvimento de atitudes empreendedoras, que objetiva a atualização e a participação ativa no coletivo, entendendo realidades e avaliando eticamente problemas relevantes, com a respectiva solução para mudanças sociais significativas.

Resultados esperados

Estima-se a participação do PET EDUCAÇÃO FÍSICA junto aos Projetos Institucionais citados, ocorra um acréscimo significativo na constituição e no incremento de atividades de lazer e recreação em espaços de preservação ambiental. No que diz respeito aos processos didático-pedagógicos, buscar-se-á, fundamentalmente, propostas inovadoras ligadas ao movimento, ao brincar e aos jogos.