Introdução
O grupo PET EDUCAÇÃO FÍSICA contribui à aproximação dos currículos dos cursos de Licenciatura e Bacharelado através do desenvolvimento científico, cultural, artístico e tecnológico. Demarcando a situação da UFSM dentro de um horizonte futuro e apresentando algumas respostas às demandas das comunidades em seu entorno, por intermédio de proposições inovadoras e do estabelecimento de compromissos com a preparação acadêmica voltada para o futuro campo de atuação profissional.
Metodologia
A atividade será realizada por intermédio de intervenções previamente definidas nas reuniões do Grupo, dentro de um planejamento cooperativo com os professores do CEFD UFSM, com vistas a discussão de uma a formação ampliada, indo para além da formação técnica, estabelecendo novas competências de caráter sócio-político, bem como o desenvolvimento de capacidades, tais como a liderança, a comunicação e o trabalho em equipe, entre outras, exigidas pelo mundo do trabalho.
Resultados esperados
O processo de produção do conhecimento coletivo e cooperativo orienta-se nas diferentes fases evolutivas e culturais existentes. A ciência é uma parte integrante das práticas sociais e das teorias científicas e não evolui sem as devidas correspondências. A construção do conhecimento deve preservar valores e respeitar direitos individuais e coletivos, articulando elementos da vida comunitária, estabelecendo reforços às identidades pessoais, através da experiência coletiva e cooperativa. As competências técnicas não podem se restringir ao domínio da racionalidade instrumental da cognição. Os resultados estimados com a participação dos Petianos nas disciplinas de graduação, devem proporcionar uma transposição dos aspectos instrumentais característicos da área e atingir novos caminhos para a composição da identidade da Educação Física, como campo de atuação profissional.