Ir para o conteúdo PET Letras Ir para o menu PET Letras Ir para a busca no site PET Letras Ir para o rodapé PET Letras

Leituras Dirigidas e Cinema na Escola

O projeto Leituras dirigidas e cinema na escola realizado pelo PETLetras – UFSM buscou incentivar a leitura através de atividades que estabelecem ligações entre literatura e cinema no mundo atual, aproximando duas instituições distantes, a Universidade e a escola básica, bem como teoria e prática. As atividades foram baseadas em uma perspectiva discursiva, envolvendo obras literárias, filmes, documentários, curtas, entre outros recursos que possibilitaram a formação do conhecimento literário e cinematográfico.

pet 4    pet 5

O projeto, desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Pão dos Pobres Santo Antônio, localizada em Santa Maria, RS, nos meses de setembro, outubro e novembro do ano de 2014, objetivou trazer para o ambiente escolar, o desenvolvimento da leitura por meio da relação entre literatura e cinema. O trabalho se propôs à ampliação do espaço de lazer e ao enriquecimento cultural da Escola Pão dos Pobres, incentivando a formação crítica e inserindo a arte e os contos no processo de ensino-aprendizagem.

pet 6   pet 7

O desenvolvimento das atividades na escola se deu em duas fases. Na primeira fase, foi desenvolvido um projeto piloto para o grupo PETLetras conhecer os alunos e planejar como realizar o trabalho em sua fase posterior. A partir da convivência com os alunos, observou-se a necessidade deste tipo de vivência e a expectativa criada em torno do andamento do plano de atividades. Na segunda fase, que ocorreu durante o segundo semestre de 2014, foi elaborado um cronograma com o Ciclo de Atividades e a Metodologia a ser desenvolvida.

pet 8   pet 9

O destaque para a execução do projeto foi a comunicação e o debate. A sistemática dos encontros funcionou da seguinte maneira: os filmes, previamente selecionados, foram projetados para os alunos; em seguida, foi realizada a leitura dos textos literários, também pensados antecipadamente; na sequência, foram promovidas discussões que estabeleceram relações de aproximação e distanciamento entre as duas artes, promovendo a tomada de posição dos alunos sobre o seu entendimento; por fim, a partir de tudo o que foi trabalhado e discutido, os alunos produziram um conto.

pet 10 pet 11

No encerramento das atividades, foi realizado um grande evento na escola, em que foi apresentado o todo desenvolvido durante o semestre por meio de uma exposição fotográfica; um documentário, elaborado pelo grupo PETLetras, com depoimento de alunos, professores e funcionários, relatando a importância do mesmo para cada um deles; e o lançamento do livro Nova Geração de Histórias: contos e poesias fantásticas para todas as crianças do mundo. O projeto Leituras dirigidas e cinema na escola mostra uma relevância extraordinária ao agregar valores, vivências e reflexões comuns às disciplinas do currículo, possibilitando um espaço de discussão permanente entre Universidade e Escola.

pet 12