Pet Letras realizou segunda oficina deste ano, em parceria com o Ateliê de Textos
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No dia 23 de junho ocorreu a segunda parte da Oficina “Ler para aprender e escrever para ler”, promovida pelo Pet Letras com participação do grupo Ateliê de Textos. “Escrever para ler” foi o tema que encerrou as atividades iniciadas na primeira parte, “Ler para aprender”, no dia 02.
A oficina foi ministrada pela coordenadora do Ateliê, professora Cristiane Fuzer, e pelas integrantes Sabrine Weber, Simone Rossi, Jordana Maran e Sabrina Damiani. O grupo falou sobre o processo de escrita e reescrita de textos, em que utiliza o método do Bilhete Orientador, de forma a incentivar o aluno para que reescreva seu texto a fim de aprimorá-lo. Como exemplo, o grupo apresentou o texto de um de seus alunos em sua primeira versão, bem como o bilhete orientador e sua versão final, já aprimorada em relação às questões trazidas pelo bilhete. Foi ressaltado também que o Ateliê não trabalha com um número exato de reescritas, ou seja, isso é algo que depende do aluno. Alguns já têm o seu produto final na segunda versão, enquanto outros precisam reescrever seu texto mais vezes.
*No próximo semestre, o grupo Pet Letras ministrará mais duas oficinas, fechando o ciclo das Oficinas de 2016.
Público presente na oficina
Professora Verli Petri, tutora Pet Letras, dando início às atividades
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.