Você conhece os projetos que o PET Letras promove?
As abas a seguir estão apresentando o que nós fazemos no programa e quais são os principais objetivos com cada projeto!
Todos os projetos acontecem de maneira simultânea com diferentes PETianos do grupo em cada projeto.
O objetivo é divulgar ações, obras, eventos e participações do PET, proporcionando uma integração com a comunidade externa. Nós produzimos conteúdos semanais, sempre atualizando nossos canais de comunicação (principalmente no Instagram do projeto) sobre tudo que rola por aqui!


O PraLeLit (Práticas de Letramento Literário) é um grupo vinculado à UFSM, coordenado pela professora Andrea do Roccio Souto. Nos reunimos quinzenalmente para discutir textos teóricos, sequências didáticas e práticas de ensino inspiradas na proposta de Rildo Cosson.
Nosso foco é pensar a literatura na sala de aula de forma mais viva e significativa, conectando leitura, formação crítica e realidade dos alunos. Vem com a gente nessa jornada literária! 
O projeto Impulsionando Saberes nasceu em 2023 com a missão de transformar a forma como os estudantes de instituições públicas desenvolvem suas produções textuais. Este ano os petianos do projeto estão fornece ndo as oficinas de produção textual na escola @profamargaridalopes !
Por meio de atividades dinâmicas e reflexivas, buscamos estimular o pensamento crítico, explorar a linguagem em conexão com a realidade sociocultural dos alunos e fortalecer a argumentação e a expressividade em seus textos.
Mais do que escrever bem, queremos impulsionar sonhos, abrindo caminhos para o ingresso no ensino superior e no mundo profissional.


O projeto “Ler Traz Prazer” é uma iniciativa do PET Letras da UFSM que busca promover o letramento literário e incentivar a leitura como fonte de prazer e lazer entre a comunidade acadêmica. A proposta consiste na realização de encontros mensais para a leitura e discussão de textos literários — como contos, novelas e dramas —, com ênfase na literatura contemporânea.
Os encontros ocorrem sempre na última segunda-feira de cada mês, em horário definido junto aos participantes. A cada mês, um novo texto será disponibilizado em uma pasta online acessível por link divulgado nas redes sociais do PET Letras.
Além da leitura e dos debates, o projeto prevê a realização de formações periódicas para os integrantes da organização, abordando temas como letramento literário e mediação de leitura, com o objetivo de qualificar as discussões.
Os encontros são abertos aos estudantes, docentes e servidores da UFSM interessados em vivenciar a leitura literária de forma compartilhada, reflexiva e prazerosa.


Nosso projeto “Zines na escola e a variedade linguística” está em funcionamento desde 2023 e tem como objetivo dinamizar oficinas criativas que celebrem as variações linguísticas do Português Brasileiro, combatam o preconceito linguístico e incentivem a produção autoral por meio da escrita literária e da produção audiovisual.
Ao longo do processo, estudantes da rede pública desenvolvem suas habilidades de leitura, escrita e autonomia criativa — tudo isso culminando na criação de fanzines únicos, cheios de identidade, voz e potência!
Porque toda forma de falar é também uma forma de existir.

Esse é mais um dos espaços que fazem parte da nossa caminhada acadêmica no PET Letras — e que foi pensado com muito carinho pra quem está começando no curso!
O Letras em Formação promove encontros mensais com professores convidados, além de rodas de conversa semanais com os calouros dos cursos de Letras da UFSM. O objetivo? Fortalecer a formação dos estudantes, aprofundar conteúdos das disciplinas do núcleo comum e criar um espaço acolhedor de trocas e aprendizados.

Para ampliar os conhecimentos e trabalhos exercidos na Revista Ideias, criamos o projeto do Estúdio Editorial.
Nosso projeto tem como missão capacitar petianos em técnicas de revisão, editoração e publicação de conteúdos impressos e digitais. Além disso, buscamos divulgar os projetos e pesquisas desenvolvidos pelo grupo, sempre com qualidade, acessibilidade e identidade editorial.
Por meio do Estúdio Editorial, vamos buscar promover a integração com a comunidade acadêmica e incentivar o desenvolvimento de habilidades práticas essenciais ao mercado, como gestão de ISSN, design gráfico e publicações em diferentes formatos.