Ir para o conteúdo PET Odontologia Ir para o menu PET Odontologia Ir para a busca no site PET Odontologia Ir para o rodapé PET Odontologia
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Atividades

ATUALIZAPET

Profissionais e docentes são convidados a ministrarem palestras ou oficinas abordando temas atuais relacionados a odontologia e saúde, focando preferencialmente temas pouco abordados ou que não fazem parte do currículo do Curso da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). 

Objetivos: ampliar o conhecimento científico dos alunos do Curso de Odontologia, inovar na forma de ensino, abordando temas diferenciados e variados nas diferentes áreas do conhecimento teórico e prático, viabilizando aos acadêmicos, a construção do conhecimento e a possibilidade de conhecer diferentes temas, oportunidades e visões.

FALA ACADÊMICO

Graduandos apresentam assunto do seu interesse sob orientação de um docente, o Grupo organiza e divulga cada evento.

Objetivos: contribuir para a qualidade acadêmica através de exposição e discussão de assuntos, técnicas e áreas pouco exploradas no currículo do Curso, permitindo que o aluno palestrante desenvolva sua oratória.

ODONTORIENTA

A atividade busca sanar as dúvidas e acolher os alunos do primeiro semestre do Curso de Odontologia da UFSM por meio da integração entre o Grupo PET-Odontologia e os acadêmicos, além de prestar informações e orientações a estes e demais alunos do Curso na sua trajetória acadêmica.

Objetivos: Promover aos calouros do Curso de Odontologia da UFSM o sentimento de pertencimento ao Curso e à Universidade, por meio de acolhimento e integração pelo Grupo PET-Odontologia; diminuir ainda mais o índice de evasão acadêmica no Curso de Odontologia.

OFICINA DE BIOSSEGURANÇA

Apresentação do protocolo de biossegurança, por meio da dramatização, para os discentes do segundo semestre do Curso de Odontologia. 

Objetivos: provocar uma reflexão a respeito da manutenção da cadeia asséptica e discutir o tema a fim de internalizar o conhecimento sobre biossegurança.

VIDEOAULAS 

Produção videoaulas que são apresentadas por profissionais capacitados em áreas específicas, docentes ou alunos sob orientação de docentes são convidados ou procuram o Grupo para gravarem videoaulas, de forma simples e rápida, apresentando conteúdos relacionados à odontologia considerados relevantes pelo Grupo PET-Odontologia.

Objetivos: disponibilizar videoaulas como um instrumento didático de ferramenta de apoio ao ensino para publicação online de conteúdos da odontologia.

  • Xerostomia: Impacto Sobre a Qualidade de Vida de Idosos

Objetivos: Avaliar o conhecimento e percepção de idosos quanto à xerostomia e o impacto desta na qualidade de vida, verificar condições sistêmicas, medicamentos utilizados e suas supostas interferências no fluxo salivar.

  • Traumatismo Dentário: Primeiros Socorros

Objetivos: Verificar o conhecimento de acadêmicos dos últimos semestres dos Cursos de Licenciatura presenciais da UFSM, campus Santa Maria – RS sobre primeiros socorros de traumatismos dentários em alunos em fase pré-escolar e
escolar, de 1 a 15 anos, mediante aplicação de questionários.

ACAMPAVIDA

O acampavida é um evento anual, promovido pelo NIEATI, do Centro de Educação Física e Desportos, que proporciona aos adultos de ambos os sexos com idade a partir de 55 anos, uma oportunidade de convivência dentro da Universidade durante 2 dias. No evento mais de 2.000 idosos de Santa Maria e região participam de oficinas organizadas por profissionais e acadêmicos de várias áreas do conhecimento, que lhes permitem vivenciar várias manifestações do movimento humano, da saúde, do lúdico, da cultura e do relacionamento interpessoal.

CIRCULAÇÃO

O Projeto Circulação, em parceria com outros Grupos PET da UFSM, objetiva facilitar o acesso da comunidade acadêmica para arrecadar bolsas de sangue para doação, em sociedade com o Hemocentro Regional do município de Santa Maria. Ademais, o projeto também visa conscientizar a comunidade sobre a importância desse ato solidário.

UFSM POR UM DIA

Esta atividade procura auxiliar os alunos de escolas do interior do Rio Grande do Sul (RS) em suas escolhas de um Curso de Ensino Superior, visto que tal escolha gera muitas dúvidas aos estudantes na época da sua formação escolar. Os  petianos da UFSM levam informações sobre seus cursos para instituições de cidades que não possuem Ensino Superior, a fim de esclarecer dúvidas sobre a graduação e a estrutura da Universidade. O Grupo PET-Odontologia levará
informação sobre seu Curso da UFSM.

Alternar conteúdo