PRE
Pró-Reitoria de Extensão

UFSM participa da edição de 2023 da Escola de Inverno da AUGM

Evento reuniu representantes de diversas universidades públicas da América Latina.

Entre os dias 31 de julho e 04 de agosto, a UFSM participou da edição de 2023 da Escola de Inverno da AUGM: Integralidade das Funções Universitárias. A Secretaria de Extensão e Cultura da Universidade Nacional do Litoral, na Argentina, organizou e sediou o evento. Os servidores Gustavo Pinto da Silva (Polifeira) e Alice Moro Neocatto (CAFE) representaram a UFSM juntamente com os estudantes da Pós-Graduação em Extensão Rural Simoni Bueno Camara e Hector dos Santos Facco. Nesta edição, a Escola propôs uma discussão sobre a integralidade do Ensino, Pesquisa e Extensão. Durante a semana, foram promovidas palestras, rodas de conversa e visitas de campo a projetos desenvolvidos pela universidade.

A Escola de Inverno é um evento organizado anualmente pela Comissão de Extensão da AUGM, para fornecer um espaço de formação, discussão teórica, metodológica e troca de experiências entre as universidades públicas da América Latina. O tema central da edição de 2023 propõe uma discussão sobre as concepções teóricas e práticas em torno da integralidade das funções universitárias - ensino, pesquisa e extensão - e suas implicações nos modelos universitários. Esta problemática faz parte da discussão universitária há mais de 15 anos e, apesar de estar presente na maioria dos discursos extensionistas, ainda desenvolve-se com dificuldade pela escassez de apoio. Entre os participantes do evento estavam docentes universitários, trabalhadores técnico-administrativos em educação, egressos, egressos, estudantes da graduação e da pós-graduação, além de membros da sociedade civil e funcionários de organizações governamentais envolvidos em projetos de extensão universitária.

Apresentação da Polifeira na mesa "Experiências Integradas"

A comitiva da UFSM foi à Argentina com o docente Gustavo Pinto da Silva, que apresentou o trabalho da Polifeira na mesa de experiências integradas, juntamente com os estudantes da Pós-Graduação em Extensão Rural Simoni Bueno Camara e Hector dos Santos Facco. Durante a mesa, foram apresentadas as contribuições da Polifeira do Agricultor da UFSM para a integralidade das funções universitárias. Para o coordenador do projeto, Gustavo, a participação na mesa foi uma grande oportunidade de mostrar o trabalho da Polifeira e fazer diálogo com as outras universidades sobre o que está sendo realizado. “Foram dias muito legais para conhecer um pouco mais sobre o que vem acontecendo dentro da extensão nas universidades da América Latina”, relatou Gustavo.

A servidora Alice Moro Neocatto também estava na UNL, pelo Programa Escala de Gestores da AUGM, para conhecer a Secretaria de Extensão e Cultura da Universidade, e participou da Escola de Inverno. Para ela, o principal da experiência foi conhecer a realidade da extensão universitária dos outros países. Ela explica que entender a história da extensão universitária ao redor da América Latina foi muito importante para reconhecer os desafios que são comuns a diversos países. Alice também fala sobre a importância de compartilhar a experiência da UFSM com a extensão com as outras universidades: “Aqui nós conquistamos muitos avanços na extensão e é muito importante fazer essa troca, para que as outras universidades também possam conhecer a nossa experiência. Assim podemos contribuir com eles nesse caminho para valorizar a extensão na América Latina”.

Da esquerda para direita, Hector dos Santos Facco, Alice Moro Neocatto, Gustavo Pinto da Silva e Simoni Bueno Camara.

Durante a semana, foram cinco eixos temáticos tratados a cada dia:

Confira abaixo toda a programação da Escola de Inverno da AUGM:

Segunda-feira (31/07):

Terça-feira (01/08):