Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

UFSM participa da edição de 2023 da Escola de Inverno da AUGM

A edição de 2023 teve como tema central a Integralidade das Funções Universitárias, de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Evento reuniu representantes de diversas universidades públicas da América Latina.

Entre os dias 31 de julho e 04 de agosto, a UFSM participou da edição de 2023 da Escola de Inverno da AUGM: Integralidade das Funções Universitárias. A Secretaria de Extensão e Cultura da Universidade Nacional do Litoral, na Argentina, organizou e sediou o evento. Os servidores Gustavo Pinto da Silva (Polifeira) e Alice Moro Neocatto (CAFE) representaram a UFSM juntamente com os estudantes da Pós-Graduação em Extensão Rural Simoni Bueno Camara e Hector dos Santos Facco. Nesta edição, a Escola propôs uma discussão sobre a integralidade do Ensino, Pesquisa e Extensão. Durante a semana, foram promovidas palestras, rodas de conversa e visitas de campo a projetos desenvolvidos pela universidade.

A Escola de Inverno é um evento organizado anualmente pela Comissão de Extensão da AUGM, para fornecer um espaço de formação, discussão teórica, metodológica e troca de experiências entre as universidades públicas da América Latina. O tema central da edição de 2023 propõe uma discussão sobre as concepções teóricas e práticas em torno da integralidade das funções universitárias – ensino, pesquisa e extensão – e suas implicações nos modelos universitários. Esta problemática faz parte da discussão universitária há mais de 15 anos e, apesar de estar presente na maioria dos discursos extensionistas, ainda desenvolve-se com dificuldade pela escassez de apoio. Entre os participantes do evento estavam docentes universitários, trabalhadores técnico-administrativos em educação, egressos, egressos, estudantes da graduação e da pós-graduação, além de membros da sociedade civil e funcionários de organizações governamentais envolvidos em projetos de extensão universitária.

Apresentação da Polifeira na mesa “Experiências Integradas”

A comitiva da UFSM foi à Argentina com o docente Gustavo Pinto da Silva, que apresentou o trabalho da Polifeira na mesa de experiências integradas, juntamente com os estudantes da Pós-Graduação em Extensão Rural Simoni Bueno Camara e Hector dos Santos Facco. Durante a mesa, foram apresentadas as contribuições da Polifeira do Agricultor da UFSM para a integralidade das funções universitárias. Para o coordenador do projeto, Gustavo, a participação na mesa foi uma grande oportunidade de mostrar o trabalho da Polifeira e fazer diálogo com as outras universidades sobre o que está sendo realizado. “Foram dias muito legais para conhecer um pouco mais sobre o que vem acontecendo dentro da extensão nas universidades da América Latina”, relatou Gustavo.

A servidora Alice Moro Neocatto também estava na UNL, pelo Programa Escala de Gestores da AUGM, para conhecer a Secretaria de Extensão e Cultura da Universidade, e participou da Escola de Inverno. Para ela, o principal da experiência foi conhecer a realidade da extensão universitária dos outros países. Ela explica que entender a história da extensão universitária ao redor da América Latina foi muito importante para reconhecer os desafios que são comuns a diversos países. Alice também fala sobre a importância de compartilhar a experiência da UFSM com a extensão com as outras universidades: “Aqui nós conquistamos muitos avanços na extensão e é muito importante fazer essa troca, para que as outras universidades também possam conhecer a nossa experiência. Assim podemos contribuir com eles nesse caminho para valorizar a extensão na América Latina”.

Da esquerda para direita, Hector dos Santos Facco, Alice Moro Neocatto, Gustavo Pinto da Silva e Simoni Bueno Camara.

Durante a semana, foram cinco eixos temáticos tratados a cada dia:

• Condições institucionais e maneiras de desenvolver a integralidade;
  • Métodos de abordagem da integralidade de funções universitárias;
  • Perspectivas pedagógicas que orientam a integralidade;
  • A integralidade a partir do território;
  • A comunicação a partir da integralidade.

Confira abaixo toda a programação da Escola de Inverno da AUGM:

Segunda-feira (31/07):

• Apresentação: Escola de Inverno de Extensão Universitária – Revista +E N° 18.
  • Painel inaugural: Condições institucionais para desenvolver a integralidade das funções universitárias.

Terça-feira (01/08):

• Métodos de abordagem da integralidade de funções universitárias
  • Painel de experiências integradas:
    • Contribuições da Polifeira do agricultor da UFSM para a integralidade das funções universitárias.
    • Comunicação e Extensão Rural: um trabalho com a identidade organizacional do Monte no Valle del Colara, em São Luís, Argentina.
    • Programa Integrado Metropolitano da Universidade da República, no Uruguai.
    • Os desafios para a integração de funções: uma experiência no âmbito da saúde.

Quarta-feira (02/08):

• Perspectivas pedagógicas que orientam a integralidade
  • Painel de experiências integradas:
    • Ambiente e Sociedade;
    • Economia Social e Solidária;
    • Delito e Sociedade.
  • A integralidade a partir do território

Quinta-feira (03/08):

• Visita aos projetos de extensão da UNL:
    • La Boca: ilhas de portas abertas;
    • Feira de Produtores de Monte Vera;
    • Cooperativa Semeando Sonhos;
    • Cooperativa de Trabalho Mãos Livres.

Sexta-feira (04/08):

• A comunicação a partir da integralidade