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Incubadora Social

Incubadora Social da UFSM existe como projeto piloto desde 2012. Inicialmente contemplava três linhas de atuação – Economia Popular e Solidária (EPS); Agroindústria Familiar e Empreendimentos/Projetos Culturais -, as quais objetivam a geração de trabalho e renda. Em 2015 os projetos vinculados à Incubadora entraram em fase de pós-incubação e iniciou-se um período de reestruturação da proposta inicial da Incubadora.

O ano de 2016 marcou a institucionalização da Incubadora Social da UFSM (IS-UFSM) como Órgão de Apoio da Administração Superior, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (PRE) para fins de supervisão administrativa, tendo como finalidade articular a execução de projetos concebidos a partir de demandas locais/regionais na perspectiva da sustentabilidade socioambiental, visando à geração de trabalho e renda para coletivos em situação de vulnerabilidade social e em processo de organização solidária.

A IS/UFSM conta com uma gestão colegiada, composta por representantes da comunidade interna e externa à universidade, com igual autoridade para discutir e deliberar sobre os assuntos que lhe competem, tendo como princípios norteadores a participação, a solidariedade, a autonomia, a autogestão e a sustentabilidade socioambiental (social, ambiental, cultural e econômica).

 

Foco na inovação e na sustentabilidade: Desenvolvimento de ações na área de sustentabilidade, de produções sociais, ambientais e culturais permanentes; de transferência dessa produção ou processos para a sociedade.

Inclusão, acesso e acessibilidade, cooperação e inserção social: Desenvolvimento de ações e de projetos voltados ao estabelecimento de parceria com os setores produtivos alternativos; à cooperação e inserção nacional e internacional; à inserção regional e interiorização; à interlocução e difusão cultural e à democratização do conhecimento científico produzido na UFSM.

Qualificação das atividades acadêmicas: Qualificação do ensino, da pesquisa e da extensão e do espaço de sala de aula; adequação e revisão dos projetos pedagógicos dos cursos.

I. Desenvolver projetos estruturados a partir de demandas de grupos em situação de vulnerabilidade social ou em fase de organização solidária;

II. Potencializar a conquista da autonomia e autogestão por parte dos grupos com projetos incubados, para a constituição de novos modelos de organização social: economia solidária, cooperativas, agroecologia, associações de produtores e de consumidores;

III. Vivenciar outra concepção de universidade: comprometida com as demandas de grupos sociais historicamente ignorados, mediante a transformação dessas demandas em problemas de pesquisa e processos educativos.

IV. Incubar novos modelos de organização social, pautados pelos princípios que norteiam a ação da IS-UFSM

V. Estimular e potencializar a geração de tecnologias sociais;

VI. Proporcionar aos estudantes da UFSM o contato com a práxis de economia solidária, do cooperativismo e do associativismo;Desenvolver práticas e conhecimentos que sustentem a integralização curricular com ações de extensão na perspectiva da sustentabilidade socioambiental.

O principal benefício que se espera é a geração de trabalho e renda, pautada pela participação, solidariedade, autonomia, autogestão e sustentabilidade socioambiental, para coletivos sociais em situações de vulnerabilidade e em processo de organização solidária.

Além disso, acredita-se que a ação da IS-UFSM pode gerar os seguintes benefícios:

I. Concepção de Universidade pautada pela relevância social;
II. Práticas de organização social alicerçadas pelos valores que sustentam a economia solidária e a agroecologia;
III. Tecnologias sociais, novos conhecimentos e novas metodologias (metodologias participativas);
IV. Oferta de disciplinas complementares de graduação (DCGs) multidisciplinares, estruturadas em torno de demandas sociais presentes no projetos incubados;
V. Qualificação do corpo técnico, docente, discente e da comunidade envolvida nos projetos, pautada em novos valores;
VI. Redes de apoio e acesso, dos coletivos participantes, a políticas públicas e programas sociais;
VII. Espaço acadêmico potencializador do diálogo entre saberes e da interação permanente entre a comunidade interna e externa da UFSM.

Acesse o regimento da Incubadora Social da UFSM aqui.

PORTARIA N. 81.001. 09/09/2016

Aline Ferrão Custodio Passini- Campus de Frederico Westphalen

Ane Carine Meurer- Centro de Educação

Clayton Hillig- Centro de Ciências Rurais

Franciele de Lima Machado- Colégio Técnico Industrial de Santa Maria

Gabriela da Ros de Araújo- Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo

Gihad Mohamad- Centro de Tecnologia

Isadora Bispo dos Santos- Representante da comunidade externa

Jessye Melgarejo do Amaral Giordaní- Centro de Ciências da Saúde

Michelle Campos Morais- Campus de Cachoeira do Sul

Neila Santini de Souza- Campus de Palmeira das Missões

Patrícia Sabino da Silva- Colégio Politécnico da UFSM

Raquel Guerra- Centro de Artes e Letras

Rivaldo Mauro de Faria- Centro de Ciências Naturais e Exatas

Rosalvo Luis Sawitzki- Centro de Educação Física e Desportos

Silvestre Grzibowski- Centro de Ciências Sociais e Humanas