Ir para o conteúdo Incubadora Social Ir para o menu Incubadora Social Ir para a busca no site Incubadora Social Ir para o rodapé Incubadora Social
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Cartilhas e Slides

Cartilhas

Clique aqui para baixar o material.

Desenvolvido por:
Prof.ª Dr.ª Gisele Martins Guimarães
Arthur Humbelino dos Santos

Clique aqui para baixar o material.

Desenvolvido por:
Prof.ª Dr.ª Letícia Lengler
Felipe Cavalheiro Zaluski

Clique aqui para baixar o material.

Desenvolvido por:
Prof.º Dr.º Roberto S. Bichueti
Felipe Cavalheiro Zaluski

Clique aqui para baixar o material.

Desenvolvido por:
Prof.º Dr.º Tiago Patias
Arthur Humbelino Gonçalves dos Santos

Clique aqui para baixar o material.

Desenvolvido por:
Prof.ª Dr.ª Débora Bobsin
Clayton dos Santos Lima

Clique aqui para baixar o material.

Desenvolvido por:
Prof.ª Dr.ª Aline Passini
Clayton dos Santos Lima

Clique aqui para baixar o material.

Desenvolvido por:
Prof.º Dr.º Gabriel Murad Velloso Ferreira
Felipe Cavalheiro Zaluski

Clique aqui para baixar o material.

Desenvolvido por:
Prof.ª Dr.ª Sirlei Glasenapp
Clayton dos Santos Lima

Clique aqui para baixar o material.

Desenvolvido por:
Prof.ª Dr.ª Ednalva Felix das Neves
Arthur Humbelino Gonçalves dos Santos

Slides

Clique aqui pra baixar o material.

Este guia pretende apresentar os conceitos ligados à Economia Solidária, como estes surgiram e como podem ser utilizados pelos trabalhadores e trabalhadoras como emancipação político-econômico-social. Guias como estes se mostram necessários, pois a busca constante por alternativas que proporcionam melhorias na vida do trabalhador é fundamental para o desenvolvimento de toda uma sociedade.

Clique aqui para baixar o material.

O Empreendedorismo Social é um conceito que possibilita a construção de negócios cujo maior impacto são melhorias à sociedade. Ou seja, as empresas sociais existem, principalmente, para promover soluções que geram mudanças na realidade de pessoas e/ou comunidades vulneráveis.

Clique aqui para baixar o material.

O Plano de Negócios pode auxiliar a concluir se a ideia de empreendimento social é viável e a buscar informações mais detalhadas sobre o ramo, os produtos e serviços que irá oferecer, seus clientes, concorrentes, fornecedores e, principalmente, sobre os pontos fortes e fracos do negócio social.

Clique aqui para baixar o material.

Quando se pensa em Inovação, logo se remete a ideia de tecnologias, de um produto ou serviço que será exclusivamente novo, trabalhos que apresentaram resultados nunca encontrados, e assim por diante. Neste guia, trabalharemos com uma proposta de inovação que busca a diferença dentro do contexto social ao qual está inserido.

Clique aqui para baixar o material.

Com o desenvolvimento das questões sociais e ambientais, as empresas têm buscado em seus modelos de negócios, o desenvolvimento de práticas que desenvolvam a empresa nas esferas econômicas, ambientais e sociais. Esse material possui o intuito de explorar conceitos e cases de empresas que voltam seus negócios para a área social e ambiental, da mesma forma, através da discussão gerada, aliada as demais atividades realizadas pela Incubadora Social

Clique aqui para baixar o material.

Essa cartilha visa demonstrar aos gestores as questões chaves relativas ao desenvolvimento de negócios sustentáveis, que juntas conduziram para uma gestão mais responsável, tanto na parte social, ambiental, sem desconsiderar as questões relativas ao retorno financeiro para os gestores.

Clique aqui para baixar o material.

O tema cooperativismo e associativismo tem relação com os empreendimentos sociais incubados, pois possibilita a escolha do modelo ideal para a incubação e que auxilie os empreendedores sociais a organizar e estruturar seu empreendimento.

Clique aqui para baixar o material.

Esse guia tem por objetivo apresentar conceitos sobre a comercialização de produtos e as maneiras de alavancar sua marca ou produto, através de estratégias de divulgação, também conhecido como marketing.

Clique aqui para baixar o material.

Buscaremos apresentar possíveis estratégias para o desenvolvimento do preço, principalmente quando se relaciona a sua formação, possíveis formas que os consumidores podem enxergar e avaliar este, e por fim possíveis momentos que podem alterar a dinâmica dos preços por oscilações dos mercados aos quais estão envolvidos.