Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Viva o Campus

O Programa pretende constituir-se como espaço alternativo à comunidade, baseando-se em experiências bem sucedidas, onde o trabalho nas dimensões artística, cultural, educacional e esportiva tem colaborado para a construção de espaços de lazer e cidadania. Sendo assim, Viva o Campus conta não só com os recursos humanos, técnicos e físicos da instituição, mas também com o apoio de instituições parceiras da UFSM. As atividades que fazem parte da programação  incorporam-se a práticas educativas e a outras iniciativas em curso, conjugados em um programa educacional coeso – cujos focos são a extensão e a comunidade.

O Programa visa a construir estratégias para potencializar a abertura do campus da UFSM nos finais de semana, oportunizando atividades de esporte, arte, cultura, saúde e lazer, na perspectiva de Universidade Cidadã, promotora de sociabilidades, que compartilha uma cultura de não violência e de promoção da cidadania.

Nesse sentido, a ideia do programa Viva o Campus justifica-se por estimular a comunidade em geral a conhecer, frequentar e valorizar o campus, como espaço promotor de conhecimento, cidadania e bem estar. A natureza deste trabalho é educativa e transformadora, pretendendo consolidar as relações comunidade-universidade, oferecendo novas oportunidades de inclusão sociocultural. Além de integração e lazer, a oferta de atividades esportivas, artísticas e culturais propõe contribuir na socialização e na construção de cidadanias.

Plano de Gestão

Eixo 2 – Inclusão, acesso e acessibilidade, cooperação e inserção social: apoiar as práticas voltadas ao atendimento das necessidades sociais relacionadas às diferentes áreas temáticas definidas pela Política de Extensão.

Objetivos: 
1.3 – Valorizar a diversidade cultural;
2.1 – Fortalecer a imagem da UFSM frente às partes interessadas;
3.1 – Intensificar atividades integradas de ensino, pesquisa e extensão socialmente relevantes;
3.2 – Fortalecer a comunicação institucional.

 

Benefícios Esperados

Construir propostas alternativas de lazer, bem como mediar práticas educativas com comunidade que frequenta o Campus da UFSM nos finais de semana;

Potencializar as habilidades e as experiências movimentadas pela instituição nas suas grandes áreas de atuação;

Incentivar a participação cultural e artística, a conscientização em sentido amplo e o cuidado com o meio ambiente;

Contribuir tanto para a diminuição da violência e da vulnerabilidade social quanto para a promoção de uma cultura da compreensão e da convivência pacífica;

Contribuir para a divulgação das atividades desenvolvidas no âmbito da UFSM no cenário local e regional;

Motivar a interlocução da universidade não só com os setores artísticos e produtores de cultura, mas também com os movimentos sociais;

Impulsionar o diálogo entre a universidade e a comunidade local e regional;

Coordenar a execução anual da Virada Cultural da UFSM.

Execução Orçamentária
2016
2017
Links Úteis
Divulgação e Eventos
Cultura e Arte
Formulários

Viva o campus

O Viva o Campus apresenta, no dia 22 de janeiro, domingo, mais uma edição do Circuito Universitário de Cultura e Arte, desta vez na versão Pré-Bienal da UNE. A 10ª Bienal da UNE, com o tema “Feira da Reinvenção”, acontecerá em Fortaleza, Ceará, de 29 de janeiro a 02 de fevereiro.

Preparando-se para esse evento, neste domingo, o Circuito Universitário de Cultura e Arte ocupa o espaço do Viva o Campus com Roda de Conversa sobre cultura e arte na universidade e em Santa Maria, às 16 horas, e Sarau, a partir das 18 horas, com diversas atrações, exposições, intervenções artísticas e palco livre para quem desejar mostrar seu trabalho.

 

 

CUCA