História:
O projeto surgiu de uma ação que começou a ser desenvolvida em 2017 na Unidade de Saúde Irmã Imilda no município de Silveira Martins, com o objetivo de atender as necessidades e promover a saúde na perspectiva da fisioterapia (saúde cinético funcional). Assim, iniciamos com ações de promoção da saúde e cinesioterapia em grupo (operativo heterogêneo aberto), voltado especialmente (não exclusivamente) à população em envelhecimento (predominante na comunidade). Com o aumento dos participantes foi elaborado um projeto de extensão intitulado FISIOTERAPIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE (050612, ativo até 31/07/2022, por ter completado 5 anos), e então o projeto foi relaborado a partir das formações complementares em PICS, pela coordenadora, o que viabilizaria a concretização de ações correlacionando esta à fisioterapia. Estas ações são realizadas na Unidade da UFSM Silveira Martins desde 2018, junto com a assinatura de proposta de cooperação entre a unidade e a Secretaria Municipal de Saúde, para instalação do Serviço de Fisioterapia do Município, com o qual o projeto atuou desde o ano de 2017, em associação ao estágio supervisionado em fisioterapia do Curso de Fisioterapia da UFSM.
Objetivos:
Incorporar ações integradas e interprofissionais de atenção à saúde, individuais e coletivas de educação, promoção e recuperação da saúde no que tange o movimento humano e funcionalidade por meio da integração da assistência fisioterapêutica, psicológica e médica às PICS, no âmbito da Atenção Primária à Saúde e seus profissionais, com vistas a melhorar a qualidade de vida do usuário em processo de envelhecimento (40 anos ou mais), promovendo a integralidade da assistência e formação generalista para a ampliação da resolubilidade em saúde.
Políticas:
Políticas Públicas de Saúde do SUS / Brasil, Política Nacional de Atenção Básica, e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS).
Sobre o projeto:
O projeto de extensão universitária da UFSM, Equilíbrio Sistêmico: Fisioterapia e PICS na APS/UFSM, tem promovido encontros semanais voltados à promoção da saúde e funcionalidade de pessoas com 40 anos ou mais, com foco na atenção integral ao envelhecimento ativo e saudável. As atividades incluem atendimentos em grupo de cinesioterapia e promoção da saúde com práticas integrativas e complementares em saúde (PICS), e grupos de Pilates desenvolvido por fisioterapeuta.
Com o objetivo de integrar ações que promovam a saúde cinético funcional e um envelhecimento ativo, a fisioterapia busca ampliar a resolubilidade da Atenção Primária à Saúde, fortalecendo o cuidado humanizado e a formação generalista dos futuros profissionais. As práticas têm gerado benefícios importantes na mobilidade, bem-estar emocional e qualidade de vida dos participantes.
A iniciativa segue ativa até janeiro de 2028, reafirmando o compromisso da UFSM com a saúde pública, o ensino de qualidade e a valorização do envelhecimento com dignidade.
Coordenação
Fernanda Carvalho Colovini | Depto. de Fisioterapia e Reabilitação
Vice-Coordenação
Hedioneia Pivetta | Depto. de Fisioterapia e Reabilitação