PROGRAD
Pró-Reitoria de Graduação

Concluintes de 31 cursos da UFSM devem preencher o questionário do Enade até 21/11

Prováveis formandos de 31 cursos de graduação da UFSM têm até o dia 21 de novembro para responder ao Questionário do Estudante, um dos instrumentos de coleta do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). O preenchimento do questionário é indispensável para que o aluno possa colar grau e tem por objetivo subsidiar a construção do perfil socioeconômico dos estudantes, colhendo apreciações quanto ao seu processo formativo. O questionário está disponível no site enade.inep.gov.br.  A UFSM preparou um Guia para auxiliar os graduandos a responderem o documento.

As informações coletadas pelo questionário impactam na questão financeira da universidade, pois o Ministério da Educação (MEC) avalia as respostas das questões presentes no documento – como infraestrutura, dados pedagógicos, estrutura, entre outras – e compara com outras instituições de ensino superior, a fim de decidir sobre o repasse de recursos.

O Enade tem por objetivo avaliar o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos e às habilidades e competências adquiridas pelo educando durante sua formação. Este ano, a prova presencial ocorrerá no dia 24 de novembro.

Devem responder o questionário e participar da prova os estudantes do último semestre dos seguintes cursos:

- Agronegócio;

- Medicina Veterinária;

- Nutrição (Campus Palmeira das Missões);

- Odontologia;

- Zootecnia (campi Santa Maria e Palmeira das Missões).

A UFSM também lançou vídeos em suas redes sociais (Facebook e Instagram), com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre as perguntas que compõem o questionário e mostrar informações sobre a Universidade. Orientações sobre o preenchimento do questionário do Enade podem ser obtidas diretamente com os coordenadores de curso e com o Procurador Educacional Institucional da UFSM, pelo telefone (55) 3220-8182, e-mail pi@ufsm.br

Fonte: Proplan/Unidade de Comunicação Integrada