Ir para o conteúdo Descubra Ir para o menu Descubra Ir para a busca no site Descubra Ir para o rodapé Descubra
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Campus Frederico Westphalen

Frederico Westphalen

O  Campus Frederico Westphalen é uma das Unidades Universitárias da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O pontapé inicial para a implantação de um campus da UFSM em Frederico Westphalen foi o parecer 031/05, assinado em 20 de julho de 2005. O objetivo principal da implantação foi promover a interiorização do Ensino Superior gratuito e de qualidade e, assim, impulsionar o desenvolvimento da Região Norte do Estado. 

Atualmente, o campus conta com seis cursos de graduação: Agronomia, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Florestal, Jornalismo, Relações Públicas, Sistemas de Informação. Conta também com Mestrado em Agronomia: Agricultura e Ambiente e Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental.

Site do campus

Foto aérea do campus Frederico Westphalen, campo verde, céu azul e diversos prédios

Acontece na UFSM Frederico Westphalen

II Simpósio Internacional de Comunicação

Simpósio de Atualização em Agronomia

Projeto SmartFred

DTG Vaqueano Blau Nunes realiza Entrevero

Reduzindo desperdício

Sobre a cidade Frederico Westphalen

A cidade
O município de Frederico Westphalen está situado na região do Médio Alto Uruguaio, Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (próximo à Santa Catarina), a uma altitude de 566 metros acima do nível do mar. Atualmente, a cidade possui 31.498 habitantes, de acordo com estimativas feitas pelo IBGE em 2020. Frederico Westphalen também é considera como centro regional da microrregião homônima do estado, ao ocupar uma área de 264,53 km².

A atividade econômica da cidade é composta, principalmente, por empresas e organizações como indústrias, comércio e transportes. O clima subtropical que perdura durante o ano, contribui para visitação de cachoeiras, além dos pontos turísticos que incluem a Catedral de Santa Antônio, o Santuário Schoenstatt e o Cristo Rei. 

 

Fundação 
O destino das águas medicinais do Prado e do Mel, hoje municípios de Vicente Dutra e Iraí, atraiu os primeiros migrantes para as terras da região. Em 1918, inciou-se então, a abertura da picada para a construção da estrada, apoiado pelo Dr. Frederico Westphalen e sua comitiva, rumo às Águas do Mel.

Foto aérea de praça com igreja salmão e branca no centro

Catedral Santo Antônio

Considerada a 7º maravilha arquitetônica religiosa do Brasil, a Catedral Diocesana de Santo Antônio levou 9 anos para ser construída por Tecciano Bettanin e Otavio Guidini, sendo concluída em 1960. Sua estrutura se mistura as formas tracionais do estilo gótico e moderno, tendo 53m de comprimento, 33m de largura e duas torres de 56m de altura.

Monumento Cristo Rei

É uma capela feita com pedras de basalto com uma imagem de Cristo em bronze no alto de uma colina, a 7 quilômetros da cidade. A capela foi construída por Lindo A. Cerutti; um ex-prefeito ligado à igreja. Próximo ao local tem um lago muito lindo e tranquilo, e uma loja de artesanato que vende relíquias e lembrancinhas do local.

Foto de igreja redonda em pedra cinza, céu azul claro
Foto de cachoeira no meio do mato

Cachoeira da Faguense

Está localizada no Parque Municipal Faguense; onde tem um local de camping com  quadra de futebol. A cachoeira Faguense tem 20 m de altura, e fica próxima a uma gruta de N. Senhora de Lourdes.

Salto do Yucumã

O Salto do Yucumã é uma cachoeira que tem 1.800 metros de extensão longitudinal, a maior queda d’água horizontal no mundo; e está localizado no município de Derrubadas dentro do Parque Estadual do Turvo a 70 km de Frederico Westphalen.

Foto de rio com queda d'água horizontal
Foto da nave central da igreja de Ametista do Sul com as paredes forradas de pedras ametistas

Ametista do Sul

A 26 km de Frederico Westphalen, na cidade de Ametista do Sul, encontra-se O Ametista Parque, um lugar que vale a pena uma visita. É incontestável o encantamento que provoca em quem chega pela primeira vez. A exuberância dos minerais de raríssima beleza; um meteorito raro de aproximadamente 140 Kg, e também a pedra Ametista mais valiosa extraída até hoje, pesando 2.5 toneladas, são os atrativos do local.

Habitação  

A cidade de Frederico Westphalen conta com hotéis, casa e quartos para alugar, além de pensões. Para os estudantes em situação de vulnerabilidade, a Universidade Federal de Santa Maria disponibiliza a Casa do Estudante Universitário (CEU), localizada em um prédio anexo ao campus. Ao todo são dois blocos com 18 apartamentos (Bloco A e Bloco B), sendo que cada apartamento possui duas vagas, totalizando 72 vagas de moradia estudantil.