Ir para o conteúdo Descubra Ir para o menu Descubra Ir para a busca no site Descubra Ir para o rodapé Descubra
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Campus Palmeira das Missões

Palmeira das Missões

O  Campus Palmeira das Missões é uma das Unidades Universitárias da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O pontapé inicial para a implantação de um campus da UFSM em Palmeira das Missões foi o parecer 031/05, assinado em 20 de julho de 2005. O objetivo principal da implantação foi promover a interiorização do Ensino Superior gratuito e de qualidade e, assim, impulsionar o desenvolvimento da Região Norte do Estado. 

As atividades letivas do campus iniciaram no segundo semestre de 2006, com os Cursos de Administração (diurno e noturno), Enfermagem e Zootecnia. Em 2010 houve o primeiro ingresso de alunos dos Cursos de Ciências Biológicas – Licenciatura Plena, Ciências Econômicas e Nutrição

Site do campus

Página UFSM-PM 15 anos

Foto aérea do campus Palmeira das Missões com dois prédios brancos e azuis

Galeria de fotos do campus Palmeira das Missões

Viva o Campus Palmeira das Missões

Acontece na UFSM Palmeira das Missões

Projeto Também Sou Cientista

O projeto “Também Sou Cientista” é desenvolvido por extensionistas do campus da UFSM em Palmeira das Missões e visa a aproximar alunos da rede pública de ensino com a vivência prática dos laborátorios de ciência da Universidade.

Série UFSM-PM 15 anos

Sobre a cidade Palmeira das Missões

A cidade

O município de Palmeira das Missões está localizado no noroeste do Rio Grande do Sul, com 1.421,101 km² de extensão territorial ocupados por uma população de 33.131 pessoas. Sua paisagem, composta por um planalto suave, contribuiu para a exploração e comercialização da erva-mate, o que, tornou-a reconhecida em todo o Estado pela tradição no cultivo desse produto.  

Além da industrialização de erva-mate, atividades como a agricultura e pecuária movimentam a economia da cidade que possui 1154 empresas e organizações atuantes, entre elas, lojas, restaurantes e hotéis. Também há diversas opções para o lazer, a exemplo de eventos que exaltam a cultura gaúcha, locais para visitação e atrações naturais.   

 

Fundação 

Por volta de 1632, na região de Palmeira das Missões, padres jesuítas fundaram a redução de Santa Teresa, posteriormente dizimada por mamelucos paulistas (indígenas aliados à coroa portuguesa). As abundantes áreas de erva-mate nativa e a proteção contra invasões, dada pela formação do relevo, interessaram indígenas das Missões do Oriente que se instalaram no local e passaram a comercializar a erva com o porto de Bueno Aires, até que, em 1750 com o Tratado de Madri, os portugueses obtiveram domínio sobre o Setes Povos das Missões, os exterminando.  

O desaparecimento das Missões, implicou em uma grande quantidade de gado e mula solta, o que chamou a atenção de exploradores de terras que ali formaram suas primeiras estâncias. Logo, começou-se o primeiro povoamento do local, que em 1821 foi denominada de Vilinha, depois de Vilinha de Palmeira, Santo Antônio da Palmeira, Palmeira e, finalmente Palmeira das Missões.  

 

Pórtico de entrada do Festival Carijó de Canção Gaúcha

Festival Carijo da Canção Gaúcha 

O Carijo da Canção Gaúcha é um festival de música nativista realizado anualmente no município de Palmeira das Missões, sempre no último final de semana do mês de maio, com duração de quatro dias de celebração à essência do tradicionalismo e as manifestações culturais que permanecem vivas na memória e no dia a dia dos gaúchos.

Parque Municipal de Exposições Tealmo José Schardong 

Com um bosque e um lago dentro de suas imediações, o Parque Municipal de Exposições Tealmo José Schardong é um dos pontos turísticos favoritos da população para realizar atividades físicas e passeios com a família durante o dia. O parque também é responsável por abrigar um dos maiores eventos da cidade, assim como, exposições, espetáculos e lançamentos.  

 

 

Foto aérea do Parque Municipal de Exposições Telmo José Schardong
Quedas de água em rio

Rio Macaco e Rio Guarita  

Alguma das atrações naturais de Palmeira das Missões, inclui belas cachoeiras como a do Rio Macaco – que abastece a cidade – e possui uma queda de 10 metros, cercada por vegetação nativa e de fácil acesso aos banhistas, localizada apenas a 8 km do centro da cidade. Existe também a cascata do Rio Guarita, localizada na extensão da barragem a 30 km do centro da cidade, e que possui 20 metros de altura. Além da cachoeira, o rio também possibilita a pesca esportiva aos seus visitantes.   

Habitação  

A cidade de Palmeira das Missões conta com hotéis, casa e quartos para alugar, além de pensões. Para os estudantes em situação de vulnerabilidade, a Universidade Federal de Santa Maria disponibiliza a Casa do Estudante Universitário (CEU), localizada em um prédio anexo ao campus. Ao todo são 18 apartamentos no formato de kitnet.