Ir para o conteúdo Descubra Ir para o menu Descubra Ir para a busca no site Descubra Ir para o rodapé Descubra
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

TIPOS DE CURSO

Tipos de Cursos

Na dúvida sobre Bacharelado ou Licenciatura? Técnico ou Tecnológico? A gente te explica as diferenças de cada tipo de curso.

Graduação

Bacharelado

É um curso de cerca de 4 anos. Nesse tempo, as matérias são estudadas com mais profundidade. Sua entrada no mercado levará um tempo maior em relação às outras opções de curso, mas seus conhecimentos sobre a profissão serão bastante aprofundados.

Licenciatura

A licenciatura, que é a titulação da maior parte dos cursos, qualifica para o ensino e conta com matérias específicas da área, como fundamentos da ação pedagógica e gestão em ambientes educativos.

Tecnológico

Proporciona formação profissional em nível superior, ou seja, o diploma de conclusão tem o mesmo valor em relação a um bacharelado. A diferença está na duração dos cursos, uma vez que, no tecnológico, possui cerca de 2 anos. Dessa forma, as disciplinas são passadas aos alunos de forma mais rápida. Entretanto, a experiência prática acontecerá com muita intensidade, e você poderá ser introduzido rapidamente no mercado de trabalho.

Técnico

O objetivo de um curso técnico é formar pessoas para o mercado de trabalho. Os cursos técnicos são mais curtos e focados na prática. Estão em um nível entre o Ensino Médio e o Ensino Superior. Eles podem inclusive ser feitos após o Ensino Médio ou então substituir essa etapa, integrando as disciplinas práticas com as matérias do Ensino Médio em um só curso.

Pós-Graduação

É uma formação acadêmica e profissional oferecida àqueles que já concluíram um curso de graduação, com o objetivo de formar professores de nível superior e fornecer especialização nas mais diferentes áreas de conhecimento. As diferenças que ocorrem são os segmentos em que ela é dividida:

Stricto sensu são cursos de mestrado, mestrado profissional e doutorado;

Lato sensu são cursos como MBA e especialização.

Saiba também:

Educação a Distância

A Educação a Distância – EaD é compreendida como modalidade de ensino na qual a mediação didático-pedagógica, nos processos de ensino e aprendizagem, ocorre com a utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação, associada a sistemas de gestão e de avaliação que lhe são peculiares, com políticas de acesso, envolvendo estudantes e profissionais (professores, tutores, gestores e técnicos administrativos), que desenvolvem atividades educativas em lugares e/ou tempos diversos.

A EaD possibilita que alunos distante geograficamente da UFSM tenham acesso à formação pública gratuita e de qualidade ofertada pela instituição.

Na UFSM, os cursos EaD são ofertados por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB), um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância.