Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano

Redes Sociais

Início do conteúdo
Publicado: 4 janeiro 2019 - 01:50 | Última modificação: 18 janeiro 2019 - 22:09
Ouvir

I PETCHÊ - ENCONTRO GAÚCHO DOS GRUPOS DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET)

TÉCNICO-CIENTÍFICOS

Universidade Federal de Santa Maria - Santa Maria
23/03/2019 00:00 - 24/03/2019 00:00




Descrição

Notícias

● O edital referente a Chamada de Trabalhos será divulgado dia 26 de janeiro (sábado).


Sobre

O evento

O PETchê é o Encontro Gaúcho dos grupos do Programa de Educação Tutorial (PET), que ocorrerá de forma anual e alternada entre as cidades do Rio Grande do Sul em que houverem grupos PETs. Esse consiste na reunião de Petianos e Petianas discentes, docentes e egressos do estado com o objetivo de fomentar a construção de um espaço democrático a fim de fortalecer o programa a nível estadual e nacional.

A primeira edição do PETchê acontecerá nos dias 23 e 24 de março de 2019, na Universidade Federal de Santa Maria, campus sede, e visa a resistência dos grupos PETs e a expressão das múltiplas identidades que formam o programa. Através da luta e organização dos grupos, é essencial buscar a melhoria, permanência e o fortalecimento do mesmo. Além disso, o evento busca a reflexão sobre o que faz de cada integrante um membro da comunidade petiana de fato, e, por isso, agentes que transformam a realidade em que se inserem.

Para isso, o evento contará com espaços para debater sobre Consciência Petiana, a fim de explorar os valores do Programa e entender seu papel na formação de profissionais e cidadãos responsáveis socialmente. Haverá também momentos para integração e troca de experiências sobre temas específicos, atividades intituladas de Grupos de Trabalho (GDTs), Apresentações de trabalhos e Oficinas.

Por fim, o PETchê contará com uma Assembleia Geral, e nela serão discutidas pautas relevantes para o atual contexto do programa e melhor preparação para os eventos regional e nacional, e a Formatura Petiana, um local destinado a homenagear as petianas e os petianos que se tornarão egressos ao final deste ano.

A identidade petiana é a sua identidade.

A UFSM

A Universidade Federal de Santa Maria – UFSM foi fundada em 14 de dezembro de 1960 pelo Reitor Fundador Professor José Mariano da Rocha Filho. Localizada no Bairro Camobi, a Universidade oferece 89 cursos de graduação, distribuídos em seu campus sede e nos demais campus – Frederico Westphalen, Palmeira das Missões, Silveira Martins e Cachoeira do Sul.  

O campus sede possui extensão de 1.863,57 hectares, atende 30.089 discentes e possui um quadro de professores que soma 1908 docentes. Os principais pontos atrativos consistem no Arco, localizado na entrada da Universidade; o Hospital Universitário de Santa Maria – HUSM, que possui capacidade de 335 leitos; o Planetário, onde é possível conhecer um pouco mais sobre astronomia; o Bosque, que possibilita passeios ao ar livre e em contato com a natureza e o Jardim Botânico, que cultiva e preserva diversas espécies de plantas. Além disso, a Universidade possui dois Restaurantes Universitários, um posto dos bancos Caixa e Banco do Brasil, além de Farmácia Universitária, serviço dos Correios e diversas lancherias espalhadas pelo Campus.

A Universidade Federal de Santa Maria possui 19 Grupos PETs, responsáveis pela organização deste evento.

A cidade

Localizada no centro do Rio Grande do Sul, Santa Maria foi fundada em 1876. Conhecida como o coração do Rio Grande, a cidade é considerada universitária, em virtude da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.

Além disso, Santa Maria conta com uma população de mais de 250 mil habitantes, sendo a quinta maior cidade do Rio Grande do Sul, atrás apenas da capital, Porto Alegre, Caxias do Sul, Canoas e Pelotas.

  • Pontos Turísticos 
    • Calçadão Salvador Isaia: Podendo ser considerado o coração da cidade, é um local que reúne lojas de roupas e calçados, livrarias, sorveterias, cafeterias, shopping, bancos, entre outros locais. Além disso, o calçadão é um ponto de encontro, tanto para colocar o papo em dia e lanchar quanto para fazer compras.
    • Garganta do diabo: Saindo de Santa Maria, Indo em direção a Itaara pela BR-158, uma das vistas mais belas da cidade pode ser vislumbrada, o Vale da Garganta do Diabo é a principal estrada que liga Santa Maria à serra gaúcha, sua construção que rodeia as montanhas apresenta uma linda vista panorâmica da Cidade.
    • ● Museu Educativo Gama D’Eça: Museu paleontológico, localizado no centro de Santa Maria, criado por José Mariano da Rocha Filho, fundador da Universidade Federal de Santa Maria. Apresenta diversos objetos que englobam história, ciências e artes que ajudam a manter viva a história de Santa Maria contando com mais de 13.000 objetos. O museu também promove projetos educacionais como palestras, seminários e visitações. Seu nome é uma homenagem ao militar José Maria da Gama D’eça pela sua contribuição à cidade.
    • UFSM: A Universidade Federal de Santa Maria pode ser considerada um ponto turístico graças a sua beleza. O local possui bosques, jardim botânico, lago e, em especial, o planetário, um dos cartões postais da cidade por sua arquitetura distinta. Nos finais de semana, pessoas de toda a cidade vão até à UFSM para desfrutar das belezas que o lugar possui, principalmente nos finais de semana de “Viva ao Campus”, atividade idealizada para recepcionar a comunidade santa-mariense.
    • Vila Belga: A vila, originalmente projetada pelo engenheiro belga Gustave Wauthier para dar moradia aos ferroviários no início do século passado, destaca-se pela beleza de suas construções coloridas e bem conservadas. Além disso, o local também abriga o evento “Brique da Vila Belga”, que acontece tradicionalmente em dois domingos por mês. No brique é possível encontrar comidas, bebidas, roupas e atrações artísticas.
    • Parque Itaimbé: Localizado no centro da cidade, o parque se caracteriza pelas árvores, área verde e concha acústica. Os santa-marienses costumam passear com seus animais de estimação nos finais de semana ensolarados e praticar esportes (caminhada, andar de bicicleta e de skate e jogar basquete nas quadras de esporte). Além disso, o local é ótimo para tomar o tradicional chimarrão ou, em dias mais quentes, o tererê. Às vezes, também é possível desfrutar de eventos culturais que acontecem na concha acústica.
    • ● Veja a Galeria de fotos para conhecer um pouco mais de cada ponto turístico.
  • Hotéis Parceiros
    • Itaimbé Palace Hotel: Rua Venâncio Aires Nº 2741, Centro
    • Hotel Morotin: Angelo Uglione, Nº 1629, Centro
    • ● Hotel Dom Rafael Executivo: Av. Rio Branco, 228, Centro
    • ● Park Hotel Morotin: BR 287, Km 239, Nº 1981, Camobi
    • Pousada Bisognin: Av. Prefeito Evandro Behr, 7995, Camobi
  • Horários de Ônibus
    • ● Confira os horários de ônibus para a Universidade Federal de Santa Maria AQUI.
    • Para saber quais linhas de ônibus possuem como destino o campus, procure por “Universidade Faixa Velha ou Nova”, “T Neves Campus”, “Bombeiros Faixa Velha ou Nova”.
    • É importante lembrar que você deve selecionar a linha desejada (qualquer uma das citadas acima) e indicar a direção do Campus da Universidade.
    • Na dúvida, contate-nos!
  • Serviços de Táxi
    • Táxi convencional: Disponível nos telefones (55) 3302-4500 ou (55) 3223-1835
    • ● Aplicativos: (ambos disponíveis para Android e IOS) Uber (App Store, Google Play) e Garupa (App Store, Google Play)

Estrutura

  • Local do Evento
    • Centro de Convenções: O Centro de Convenções, localizado no campus sede da Universidade Federal de Santa Maria, foi inaugurado em 2017 e possui lugar para 1990 pessoas. O espaço é um dos maiores teatros do interior do Rio Grande do Sul, com 6,8 mil m² construídos. Durante o PETchê, o Centro de Convenções será palco da maior parte do evento.
    • Colégio Politécnico da UFSM: O Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria é um espaço destinado à formação e à educação. O colégio conta com Ensino Médio, cursos técnicos, cursos de graduação e pós-graduação e permite o primeiro contato e a aproximação dos estudantes de Ensino Médio com a Academia, despertando o interesse dos mesmos pela graduação. Os GDTs e as oficinas irão acontecer neste espaço.
    • Planetário: O Planetário da Universidade Federal de Santa Maria, inaugurado em 14 de dezembro de 1971, é um espaço destinado à educação complementar através da reprodução do céu de forma visual, o que facilita o aprendizado da astronomia. As sessões acontecem de segunda a sexta-feira, pela manhã às 9h, 10h e 11h e pela tarde às 14h, 15h e 16h. A duração é de 25 a 40 minutos, dependendo da projeção escolhida. A formatura petiana acontecerá neste espaço.
    • Restaurante Universitário I: A Universidade Federal de Santa Maria conta com dois Restaurantes Universitários que atendem a demanda de alimentação dos estudantes da mesma. Os Restaurantes oferecem café-da-manhã, almoço e janta. O Restaurante Universitário I, localizado ao lado da Casa do Estudante Universitário, será o espaço utilizado para as refeições do PETchê (almoço e jantar).

Alojamento

Haverá alojamento para os congressistas. O local ainda não está definido, mas será divulgado em breve. Além do alojamento, os estudantes podem se hospedar nos hotéis da cidade. Confira a lista de hotéis em Hotéis Parceiros.

Alimentação

As refeições serão no Restaurante Universitário I, com disponibilidade de café-da-manhã, almoço e janta todos os dias do evento. No almoço, serão distribuídas marmitas para os participantes. O cardápio ainda não está definido, mas será divulgado em breve.

Transporte

O evento contará com transporte para que os participantes se desloquem do alojamento para a Universidade e vice-versa.


Realização

Entidades realizadoras do evento, da esquerda para direita os logos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

 


Apoio Institucional

Entidades apoiadoras do evento, da esquerda para direita Núcleo de Acessibilidade da UFSM e Coordenadoria de Ações Educacionais da UFSM

 


Patrocinadores

Em breve!

 

Programação

Cronograma

● Sábado (23/03)

HORÁRIOATIVIDADELOCAL
8hCredenciamentoCentro de Convenções
10hOficinasColégio Politécnico
12hAlmoçoRU – Campus I
13hSolenidade de AberturaCentro de Convenções
14hIntervenção Cultural
15hPalestra
16hRoda de Conversa e Mobiliza PET
17hCoffee Break
17h30mApresentação de Banners
19h30mFormatura PetianaPlanetário
20h30mJantarRU – Campus I
23hFesta PH HousePH House

 

● Domingo (24/03)

HORÁRIOATIVIDADELOCAL
8hCafé da ManhãColégio Politécnico
9hGDT
12h30mAlmoço + IntegraçãoRU – Campus I
14hAssembléia GeralCentro de Convenções
17hEncerramento

Palestrantes

Em breve!


Oficinas

● Confira a Lista de Oficinas (prévia).


GDTs

Divisão dos GDTs.

Regimento dos Grupos de Discussão e Trabalho.


Confraternização

Identidade Petiana: a minha, a sua, a nossa! Que tal misturar todas essas identidades em um rolê pra relaxar, rir e se divertir?

Estamos preparando uma noite mágica ao estilo PET especialmente pra você!

Mais informações em breve!


Assembléia Geral

● Confira o Regimento da Assembléia.

Inscrição

As incrições serão abertas em breve!

Luta, organização, manutenção, identidade e expressão. Estas são algumas características que farão parte do PETchê, Encontro Gaúcho dos grupos do Programa de Educação Tutorial. O evento, que ocorrerá dos dias 23 e 24 de março de 2019 na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus sede, reunirá grupos de diversas universidades do Rio Grande do Sul e contará com uma vasta programação de atividades.

O primeiro lote estará disponível a partir do dia 22/01 no valor de R$ 80,00 com hospedagem, alimentação, translado do evento para o alojamento e entrada para as atividades do PETchê incluso.

A identidade petiana é a sua identidade então não esquece de inscrever os teus trabalhos e partilhar conhecimento com a gente!


Chamada de Trabalhos

● O edital referente a Chamada de Trabalhos será divulgado dia 26 de janeiro (sábado).

Contato

 

@petcheufsm

petchecomissao@gmail.com

Localização


Avenida Roraima - 1000 - Camobi
Centro de Convenções Santa Maria - 97105-900 - Rio Grande do Sul



Galeria de fotos