Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
PROINOVA
Pró-Reitoria de Inovação e Empreendedorismo

Laboratório de Processos Ambientais recupera substâncias de alto valor agregado presentes em sucatas eletrônicas e rejeitos industriais

O oitavo episódio da segunda temporada do Programa Inovação Além do Arco apresenta o Laboratório de Processos Ambientais da UFSM. Os professores Daniel Bertuol e Eduardo Tanabe mostram seus trabalhos na área de operações unitárias que associam sustentabilidade ambiental com o desenvolvimento de produtos de alto valor agregado.

O Laboratório de Processos Ambientais (LAPAM) iniciou suas atividades em 2010 e está localizado no prédio 9B do campus sede da Universidade Federal de Santa Maria. O laboratório dispõe de uma ampla e moderna estrutura voltada ao desenvolvimento de processos de reciclagem e reaproveitamento de resíduos, contando com diferentes equipamentos tanto para o desenvolvimento de novos processos como para a caracterização de materiais.

O LAPAM tem por objetivo o desenvolvimento de pesquisas na área de reaproveitamento e transformação de materiais a fim de promover a sustentabilidade econômica e ambiental na elaboração de produtos. O professor Eduardo Tanabe destaca que a conservação dos recursos naturais é um benefício muito importante conseguido através da reciclagem e da transformação de produtos. “É por isso que nosso laboratório dá muito valor ao material que seria descartado, a fim de transformá-lo em novos produtos que possam ser atraentes economicamente e que colaborem com a sustentabilidade”, explica Tanabe.

Por meio das pesquisas, o LAPAM recupera diferentes substâncias de alto valor agregado presentes em uma variedade de resíduos como sucatas eletrônicas e rejeitos industriais. Os pesquisadores utilizam diferentes rotas de extração e purificação, além de desenvolverem nanomateriais que respeitam os pilares de sustentabilidade e preservação do meio ambiente. 

Durante esses anos de trabalho, os profissionais do laboratório criaram diversos projetos e patentes que contribuem para o crescimento econômico de indústrias a partir do que antes era considerado lixo. Os projetos desenvolvidos no LAPAM contribuem diretamente com a sociedade através de pesquisas que colaboram tanto para o desenvolvimento da indústria, gerando novos empregos e melhorando rendas, quanto para a proteção ambiental, dando um destino correto a diferentes resíduos.