Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
PRPGP
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa

CAPES aprimora processo de avaliação da pós-graduação

Por meio da Diretoria de Avaliação, em 2018, a CAPES deu início ao aprimoramento dos instrumentos utilizados na avaliação da pós-graduação brasileira, com foco na qualidade da formação de doutores e mestres.

As mudanças seguem as recomendações apontadas no relatório da Comissão Especial de Acompanhamento do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG 2011-2020) e estão sendo debatidas com a comunidade acadêmico-científica, por meio de Grupos de Trabalho.

Em 2019, uma nova metodologia foi apresentada às áreas de avaliação, quanto ao Qualis Periódicos. Essa nova fórmula busca critérios mais objetivos que permitam uma comparação mais equilibrada entre áreas de avaliação, atentando-se também para a internacionalização.

Metodologia – Qualis Periódicos

A nova proposta se baseia em quatro princípios:

 

 

O processo de avaliação da pós-graduação stricto sensu brasileira foi aprimorado com a reformulação das frentes de atuação usadas pela Diretoria de Avaliação da CAPES, atendendo às recomendações da Comissão Especial de Acompanhamento do Plano Nacional de Pós-Graduação.

Conforme consta no arquivo, a melhoria abrange a ficha de avaliação, a qualificação da produção intelectual, a avaliação multidimensional e a autoavaliação.

(Brasília – Redação CCS/CAPES)

Fontes:

http://capes.gov.br/36-noticias/9730-capes-melhora-ferramentas-de-avaliacao-da-pos-graduacao

http://capes.gov.br/36-noticias/9731-processo-de-avaliacao-da-pos-graduacao-e-aprimorado