Ir para o conteúdo JAI Ir para o menu JAI Ir para a busca no site JAI Ir para o rodapé JAI

Ciência para Segurança e Soberania Alimentar

Prof. Dr. Alencar Junior Zanon

Estudos sobre lacunas de produtividade vêm aumentando nos últimos anos, motivados pela crescente demanda mundial de alimentos e de energia para atender ao aumento populacional e de renda em muitos países. Esta pressão por aumento na produção de alimentos e de energia está levando a repensar a agricultura para um novo patamar, o da “intensificação sustentável”, mais um ingrediente a considerar para a consolidação da Segunda Revolução Verde. Os estudos de lacunas de produtividade permitem identificar os principais fatores biofísicos e de manejo que limitam o aumento de produtividade dos agricultores e direcionar novas linhas de pesquisa, além de aprimorar as atuais práticas de manejo. Esta nova abordagem motivou a criação do projeto Global Yield Gap Atlas – GYGA (www.yieldgap.org), um esforço mundial para determinar a lacuna de produtividade de várias culturas ao redor do Planeta. No Brasil, esses estudos são incipientes, havendo assim há necessidade de determinar a lacuna de produtividade das principais culturas agrícolas, bem como identificar os principais fatores biofísicos e de manejo que limitam os produtores alcançarem produtividades mais próximas do potencial de produtividade de cada cultura.

Alencar Junior Zanon, Dr. Professor Adjunto em Ecofisiologia e Manejo (Adjunct Professor in Ecophysiology and Management)Departamento de Fitotecnia (Crop Science Department)Universidade Federal de Santa Maria (Federal University of Santa Maria)
CEP 97105-900, Av. Roraíma, nº 1000. Camobi, Santa Maria, RS, Brasil. Prédio 44, Sala 5333.Contatos: Escritório (55) 3220-8451 – [Office + 55 (55) 3220-8451] Celular (55) 9 9602-5107 – [Mobile + 55 (55) 9 9602-5107] Skype: alencar.zanon1email: alencarzanon@hotmail.com; alencarzanon@yahoo.com.bralencarzanon148@gmail.com