Ir para o conteúdo JAI Ir para o menu JAI Ir para a busca no site JAI Ir para o rodapé JAI

Precisão e Validade na Pesquisa Odontológica

Prof. Dr. Carlos Heitor Moreira

A pesquisa tem por objetivo responder questões e esta associada ao desenvolvimento científico. Dependendo do estágio do conhecimento científico, diferentes modalidades de pesquisa são realizadas para contribuir no avanço deste conhecimento. Em comum com pesquisas realizadas em modelos in vitro, nos diferentes modelos animais até os diferentes delineamentos experimentais em humanos sejam observacionais ou experimentais, métodos associados a medidas precisas e validas devem sempre ser escolhidos. Diferentes estratégias são utilizadas na pesquisa para aumentar a precisão e validade. O objetivo desta palestra será discutir como escolher métodos adequados e precisos nos diferentes cenários de pesquisa odontológica.