Ir para o conteúdo Equipamentos Multiusuários Ir para o menu Equipamentos Multiusuários Ir para a busca no site Equipamentos Multiusuários Ir para o rodapé Equipamentos Multiusuários

Conjunto de analisador automático de fotossíntese e fluorescência (LI-6400XT;LI-6400-40) e acessórios

DADOS DO COORDENADOR DO SUBPROJETO

•         Nome: Danilo R.dos Santos
  •         Contato Telefônico: (55) 3220 – 8108
  •         E-mail:  danilonesaf@gmail.com

DADOS DO RESPONSÁVEL PELO EQUIPAMENTO

•         Nome: Fernando Teixeira Nicoloso
  •         Contato Telefônico: (55) 3220 – 8339 / (55)  99297229
  •         E-mail: ftnicoloso@yahoo.com

INFORMAÇÕES DO EQUIPAMENTO

•         Localização: Sala 3133 Departamento de Biologia CCNE Prédio 16
  •         Descrição Técnica: Permite analisar a taxa de assimilação líquida de CO2 (A), a condutância estomática ao vapor de água (gs), a razão da concentração de CO2 interna e ambiente (Ci/Ca) e a taxa de transpiração (E), as quais são determinadas simultaneamente com as avaliações da fluorescência da clorofila. Esse equipamento usa um sistema de troca de gases aberto Li-6400XT (Li-Cor) equipado com uma câmara de fluorescência integrada (Li-6400-40, Li-Cor®).
  •         Funcionalidades: Avaliação de alterações nas trocas gasosas que permitem analisar o desempenho da fotossíntese, bem como de parâmetros da fluorescência da clorofila, os quais também indicam o desempenho da fotossíntese.
  •         Número de Patrimônio: UFSM 223142 e FATEC 025721

INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA O USO DO EQUIPAMENTO

•         Quem opera o equipamento: Aluno de pós-doutorado vinculado ao grupo de Fisiologia de Plantas de Interesse Agrobiológico.
  •         Forma de utilização do equipamento:
  •         Treinamento: O equipamento é complexo no manuseio, é necessário fazer um curso especial para o uso do mesmo. A interpretação dos dados obtidos também necessita de treinamento especializado.

Quem oferece: Alemmar Comercial e Industrial S.A.

Local, dia e hora: Somente em cursos organizados pela empresa.

Custos envolvidos no treinamento: Geralmente os cursos são ofertados na compra do equipamento ou eventualmente em cursos promovidos pelas universidades.

CUSTOS OPERACIONAIS

•         Consumíveis: Cartuchos de CO2
  •         Taxa de Manutenção: Ainda não temos parâmetros para esse quesito devido ao breve período de uso.

AGENDAMENTO

•        Forma de Agendamento: Sempre necessário porque as análises devem ser realizadas apenas entre às 8:30 e 11:30. Para operar o equipamento apenas 1 pessoa em nosso laboratório está autorizada a utilizá-lo. Depende da disponibilidade de tempo da pessoa responsável pelas análises. As análises somente podem ser feitas em dias ensolarados e no período da manhã (8:30 e 11:30).

FOTO EQUIPAMENTO

20170714 141652