Ir para o conteúdo TESLLE Ir para o menu TESLLE Ir para a busca no site TESLLE Ir para o rodapé TESLLE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Sobre

       O Teste de Suficiência em Leitura em Língua Estrangeira (TESLLE) tem por objetivo aferir a habilidade de leitura em língua estrangeira. A aplicação é de competência do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (DLEM), vinculado ao Centro de Artes e Letras, (CAL) conforme define a Resolução 003/10 da UFSM. A Comissão do TESLLE é formada por 6 docentes DLEM e uma técnica em assuntos educacionais.

       O público alvo do TESLLE são alunos de pós-graduação, para os quais o teste é obrigatório, alunos de graduação que sejam prováveis formandos (no último semestre do curso) e servidores da UFSM (docentes e técnicos administrativos em educação). O regimento interno de Pós-Graduação Stricto Senso e Lato Senso da UFSM, no regime didático (art. 27), determina que “os alunos de pós graduação em nível de Mestrado e Doutorado deverão comprovar suficiência em, no mínimo, uma língua estrangeira, para cada nível.” Os estudantes que não comprovarem suficiência em língua estrangeira não poderão apresentar sua dissertação ou tese e, por isso, não poderão concluir seu curso de pós graduação.

       Os candidatos podem escolher uma das seguintes línguas estrangeiras para realizar o teste: inglês, espanhol, alemão, francês e português como língua estrangeira. Os testes são aplicados uma vez por semestre no campus da UFSM e no de Frederico Westphalen.  As inscrições devem ser realizadas via Portal do Aluno, Portal do Professor ou Portal RH. Os editais do teste de suficiência são publicados no início de cada semestre letivo nesta página, na aba “Editais”, e no site da UFSM, seção “Notícias”.

Anexos