Ir para o conteúdo GuriasTec Ir para o menu GuriasTec Ir para a busca no site GuriasTec Ir para o rodapé GuriasTec
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo
Banner retangular e colorido. No centro, a logomarca do projeto GuriasTec. O símbolo é um coração em duas partes, com a parte superior lilás e quadrada, que lembra uma escada, e a parte inferior branca, em formato de V. O símbolo lembra a representação de somatório. Ao lado, em branco e letras minúsculas, o nome 'gurias tec'. Abaixo, em roxo e letras maiúsculas, o nome 'UFSM'. O fundo é roxo escuro.
Todas as notícias
Destaques, GuriasTec, Muralismo, Notícias, Reportagens
Muralismo realiza ação na EMEF Diácono João Luiz Pozzobon
Destaques, guriastec podcast, Notícias, Reportagens, Sem categoria
GuriasTec lança podcast

O que é o GuriasTec?

Em um cenário de ausências de representações femininas no ambiente universitário – em especial de negras e indígenas -, e impulsionadas pelo desejo de construir coletivamente, surgiu um grupo de mulheres das áreas de Ciências Exatas, Engenharia e Computação da UFSM. Um coletivo de mulheres que, apesar de sua branquitude – o que lhes confere um papel privilegiado -, enxergou a urgência de agir na busca de mudanças no contexto universitário. O Programa GuriasTec surge a partir desta vontade de agir – e reagir.

Este Programa envolve dois grandes centros de ensino da UFSM – o CCNE e o CT – e quatro escolas públicas de regiões periféricas de Santa Maria: Colégio Estadual Professora Edna May Cardoso, Escola Municipal de Ensino Fundamental Diácono João Luiz Pozzobon, Escola Municipal de Ensino Fundamental Pão dos Pobres Santo Antônio e Escola Municipal de Ensino Fundamental Adelmo Simas Genro. Também são alvo da proposta as discentes dos cursos de graduação e pós-graduação do CCNE e do CT.

O projeto é composto por múltiplas ações que têm olhar atento aos diferentes públicos-alvo. Estas poderão ter desdobramentos no desenvolvimento do Programa a partir das demandas e realidades de cada escola. 

A proposta está organizada a partir de dois eixos, que contemplam as estudantes das escolas e as da UFSM. Com isto, espera-se que este Programa seja porta para uma nova perspectiva de futuro para as alunas do nível básico que se encontram em situação de vulnerabilidade: que, a partir das ações, elas possam entender a universidade e a qualificação técnica profissional como uma realidade acessível e possível. Para as gurias do ensino superior, espera-se ampliar o sentimento de pertencimento e adequação às áreas de Ciências Exatas, Engenharia e Computação e, consequentemente, atuar na redução da retenção e da evasão. Pretende-se que o Programa seja espaço de acolhimento para estas estudantes, tantas vezes isoladas em cursos que ainda são, majoritariamente, masculinos. Da mesma forma, pretende-se contribuir para que todas as integrantes do Programa desenvolvam um olhar social em suas atuações enquanto profissionais.

Eventos

Nenhum evento futuro encontrado. Confira os eventos já realizados