
Muralismo realiza ação na EMEF Diácono João Luiz Pozzobon
Programa GuriasTec recebe alunas do Ensino Fundamental na UFSM
- 1
- 2
Todas as notícias
Muralismo realiza ação na EMEF Diácono João Luiz Pozzobon
Programa GuriasTec recebe alunas do Ensino Fundamental na UFSM
O que é o GuriasTec?
Em um cenário de ausências de representações femininas no ambiente universitário – em especial de negras e indígenas -, e impulsionadas pelo desejo de construir coletivamente, surgiu um grupo de mulheres das áreas de Ciências Exatas, Engenharia e Computação da UFSM. Um coletivo de mulheres que, apesar de sua branquitude – o que lhes confere um papel privilegiado -, enxergou a urgência de agir na busca de mudanças no contexto universitário. O Programa GuriasTec surge a partir desta vontade de agir – e reagir.
Este Programa envolve dois grandes centros de ensino da UFSM – o CCNE e o CT – e quatro escolas públicas de regiões periféricas de Santa Maria: Colégio Estadual Professora Edna May Cardoso, Escola Municipal de Ensino Fundamental Diácono João Luiz Pozzobon, Escola Municipal de Ensino Fundamental Pão dos Pobres Santo Antônio e Escola Municipal de Ensino Fundamental Adelmo Simas Genro. Também são alvo da proposta as discentes dos cursos de graduação e pós-graduação do CCNE e do CT.
O projeto é composto por múltiplas ações que têm olhar atento aos diferentes públicos-alvo. Estas poderão ter desdobramentos no desenvolvimento do Programa a partir das demandas e realidades de cada escola.
A proposta está organizada a partir de dois eixos, que contemplam as estudantes das escolas e as da UFSM. Com isto, espera-se que este Programa seja porta para uma nova perspectiva de futuro para as alunas do nível básico que se encontram em situação de vulnerabilidade: que, a partir das ações, elas possam entender a universidade e a qualificação técnica profissional como uma realidade acessível e possível. Para as gurias do ensino superior, espera-se ampliar o sentimento de pertencimento e adequação às áreas de Ciências Exatas, Engenharia e Computação e, consequentemente, atuar na redução da retenção e da evasão. Pretende-se que o Programa seja espaço de acolhimento para estas estudantes, tantas vezes isoladas em cursos que ainda são, majoritariamente, masculinos. Da mesma forma, pretende-se contribuir para que todas as integrantes do Programa desenvolvam um olhar social em suas atuações enquanto profissionais.
Eventos
Desculpe, algo de errado aconteceu!
Infelizmente não conseguimos recuperar as informações do Portal (SIE) no momento, por favor tente novamente mais tarde!