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Grupo de estudos em excelência esportiva e manutenção da saúde – GEEEMS

Resumo
O estudo das adaptações do corpo humano ao exercício vem, há um certo tempo, sendo objeto de pesquisa em grupos das mais distintas finalidades e áreas da saúde, tendo em vista as divergentes demandas de aptidão física relacionadas aos esportes de alto rendimento ou, simplesmente, como forma de se manter ativo, desde crianças até idosos, desta forma, torna-se complexo e específico o estudo do movimento humano e suas implicações, mas também, essencial (Carvalho et al. 1996). No entanto, durante a formação acadêmica, a teoria se manifesta de maneira muito pragmática, colocando, no mercado de trabalho, profissionais sem conhecimentos aprofundados. Pois, sabe-se que é uma árdua tarefa aos docentes das universidades conciliarem projetos de pesquisa, ensino e extensão, disciplinas, orientações de trabalhos e conclusão de curso e dissertações, limitando-o para desenvolver, de forma integral, todas as suas potencialidades como professor (Souto et al. 2017). Assim, grupos de estudos teórico-práticos, desenvolvidos por iniciativas conjuntas entre pós-graduação e graduação, podem ser transformadores dessa realidade imposta pela limitação temporal dos docentes, desta forma, a presença constante do docente como detentor do saber, deixa de ser um fator de inviabilidade no desenvolvimento acadêmico e, adicionalmente, possibilita aos alunos vinculados a pós-graduação o seu aperfeiçoamento como futuro professor universitário (Guzzo, 2018). Todavia, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), através do Núcleo de Implementação da Excelência Esportiva e Manutenção da Saúde (NIEEMS) vem desenvolvendo iniciativas como as descritas anteriormente. Destacando, no âmbito acadêmico, produções de artigos científicos, instrumentalização dos alunos de graduação sobre pesquisa científica (metodologia da pesquisa, bioestatística, ética em pesquisa, aulas práticas em laboratório, participação no desenvolvimento de projetos em todos os níveis de formação), de forma extra curricular, através de atividades ministradas pelos alunos da pós-graduação com orientação de um docente responsável. Podendo destacar que, em aproximadamente um semestre de atividades, já foram produzidos dez trabalhos com o intuito de participação em um dos grandes eventos da educação física e fisioterapia do Brasil, com ênfase científica, o Simpósio de Neuromecânica Aplicada (SNA), além disso, um artigo científico já foi, inteiramente, produzido e submetido há um periódico vinculado a Sociedade Brasileira de Comportamento Motor pelos integrantes do grupo, o Brazilian Journal of Motor Behavior. Academicamente, é notória a eficiência do trabalho desenvolvido pelos alunos conjuntamente, e o quão importante são ações voltadas a formação plena do futuro profissional de distintas áreas do conhecimento, para o desenvolvimento do Centro de Educação Física e Desporto (CEFD), tendo no NIEEMS um “laboratório vivo”, repleto de possibilidades e demandas para o desenvolvimento dos envolvidos. Todavia, é vista uma demanda considerável na realização de atividades voltadas a formação acadêmica em sua plenitude, havendo a necessidade da existência de ações com o objetivo de captar recursos e promover ações e eventos dentro do CEFD para os discentes da UFSM e externos, incentivando a participação de eventos, o custeio de futuras publicações, fomentando e estimulando formação dos graduandos, o ingresso de novos graduandos e pós-graduandos e visibilizando o CEFD como referência regional, nacional e internacional, em formação de profissionais, abraçando os três pilares da carreira docente, sendo esses o ensino, a pesquisa e a extensão. Diante do exposto, o objetivo do presente projeto é oportunizar ações para o desenvolvimento acadêmico em todas as suas manifestações e através dessas fomentar a produção de conhecimento, a formação dos envolvidos e qualificar a produção acadêmica da instituição.