Ir para o conteúdo Núcleo de Psicanálise Ir para o menu Núcleo de Psicanálise Ir para a busca no site Núcleo de Psicanálise Ir para o rodapé Núcleo de Psicanálise
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

O Núcleo de Psicanálise promove o 15º Encontro Clínico



O Núcleo de Psicanálise da CEIP (UFSM) convida a todos(as) a participarem do 15° Encontro Clínico. O tema desta edição abordará “Sobre a psicopatologia do pedófilo: desafios à clínica psicanalítica”. Nosso convidado para este evento é Norton Cezar Dal Follo da Rosa Júnior – Psicanalista e atual Presidente da Associação Psicanalítica de Porto Alegre – APPOA. Norton é Mestre e Doutor em Psicologia Social – Institucional pela UFRGS.  Publicou e organizou os livros: “A interpretação dos sonhos várias leituras” (Unisinos), “Violências e contemporaneidade” (Artes e Ofícios) e “Perversões – O Desejo do Analista em Questão” (Appris). E, nesta ocasião, fará o lançamento de seu livro “Ensaio sobre as pedofilias” (Escuta).

Propomos a discussão sobre a especificidade do psicopatológico no campo das pedofilias. Segundo Norton, “concebê-las no plural requer considerar tanto a complexidade do tema, quanto a possibilidade de reconhecer que alguns pedófilos podem ser tratados. Para além do repúdio, da identificação com as vítimas e dos aspectos jurídicos envoltos no tema, faz-se indispensável tomá-lo como uma questão de pesquisa e saúde pública. Muitas interrogações se apresentam: há sofrimento na pedofilia? O pedófilo reconhece algum saber no analista a ponto de constituir demanda de análise? Quais as implicações subjetivas entre a fantasia pedófila e a passagem ao ato? Há diferenças entre a posição do pedófilo e a do abusador? E ainda: qual a responsabilidade do analista na condução desses tratamentos?”

No transcorrer desta atividade, o convidado comenta que dará desdobramentos a essas perguntas, especialmente: “naquilo que diz respeito ao gozo do pedófilo de colonizar o corpo da criança com as insígnias do sexo, colocando em cena o imperativo de ser o seu iniciador sexual. Além de erotizar o universo infantil, desmentir a diferença sexual entre a criança e o adulto, sua modalidade de gozo busca seduzir como estratégia para alienar a vítima diante do perverso argumento de ‘haver consentimento’. Em decorrência da precariedade simbólica em jogo na pedofilia, facilmente, o pedófilo se vê engolfado na encenação da fantasia, haja vista a sua melancólica impotência em se desvencilhar da fixação ao corpo infantil. Por isso, viabilizar um lugar para escutar aqueles que padecem com suas fantasias, pode ajudá-los a simbolizar esse pathos, ao invés de serem engolfados pelo crime de abusar de uma criança”.

A partir destas pontuações, convidamos todos(as) a compor o debate relativo à psicopatologia do pedófilo e os desafios à clínica psicanalítica.

O evento ocorrerá no dia 15/07/2022, às 18h, no Auditório do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) da UFSM, no prédio 74-C.

As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas.

Link de inscrição: https://forms.gle/xrjYsDaCrpo1LD2b7

 

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-842-362

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes