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Sobre

O programa de extensão “Encontros sobre Pedagogia do Piano”, desenvolvido desde 2012 na UFSM e coordenado pela Profa. Dra. Claudia  Deltregia, visa a realização de uma série de ações voltadas à formação inicial e continuada de professores de piano, procurando colaborar para  a melhoria do ensino do piano no Brasil através de ações diversas. O projeto foi responsável pela criação de uma conferência sobre pedagogia do piano , a qual completou sete edições em 2021: o “Encontro Internacional sobre Pedagogia do Piano”. Esse evento pode ser descrito como uma Conferência técnico-científica da área de Pedagogia do Piano que também proporciona múltiplas ações extensionistas, estabelecendo parcerias com outras instituições brasileiras e com profissionais renomados na área de Pedagogia do Piano tanto do Brasil como do exterior. Porém, as ações do projeto vão muito além da realização da citada conferência, incluindo uma série de ações, entre as quais destacamos: a) a “Oficina de Piano”, a qual visa simular situações reais de ensino para futuros professores de piano e democratizar o ensino de piano, tendo inserção em projetos sociais; b) a troca de ideias e experiências com professores de piano; c) organização de palestras, oficinas e minicursos voltados à formação inicial continuada de professores de piano; d) organização de masterclasses para alunos de piano dos mais diferentes níveis; e) apresentação e organização de recitais; f) gravação e divulgação de repertório didático para piano, visando também ações inclusivas tais como a transcrição de partituras para o Braille, através de um acordo de cooperação com o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, sob a liderança da Dra. Fabiana Bonilha.

Objetivos
O principal objetivo do projeto é fortalecer a área de Pedagogia do Piano no Brasil e promover a troca de experiência entre profissionais da área. Como objetivos mais específicos, podemos citar:

  • A atuação na formação inicial de professores: através da “Oficina de Piano” e outras ações de ensino, é possível proporcionar situações reais de ensino de piano individual e em grupo, onde alunos do Curso de Música da UFSM podem assistir demonstrações de ensino e receber supervisão ao se interessarem pela a área de ensino, instigando um ambiente de constantes debates sobre as diferentes abordagens metodológicas. A gravação de experiências práticas pode ainda gerar materiais de demonstrações de ensino para minicursos de extensão para professores, estabelecendo um diálogo constante entre extensão, pesquisa e ensino;
  • A troca de ideias e experiências com professores de piano: através de atividades tais como minicursos, masterclasses para crianças, recitais e orientação pianística, há o estabelecimento de um ambiente de cooperação mútua que valoriza e fornece apoio para profissionais que atuam no mundo do trabalho. Com essas ações, além do fomento de atividades de formação continuada, visamos também criar uma conexão entre as escolas e os alunos que se matriculam na disciplina “Introdução à Pedagogia do Piano” para que estes possam receber noções de empreendedorismo na área musical. O diálogo constante com professores permite pensar e repensar o conteúdo programático da disciplina.
  • Divulgação do piano como instrumento de expressão: a apresentação de recitais com formações diversas que incluem o piano, divulgam o piano na sociedade.
  • Gravação e divulgação de repertório didático para piano: acreditamos que essa é uma maneira de divulgar a obra de compositores que se dedicam (ou dedicaram) à criação de obras didáticas. Como parte dessa ação, visamos também ações inclusivas tais como a transcrição de partituras para o Braille;
  • Organização da Conferência bianual ou trianual “Encontro Internacional sobre Pedagogia do Piano”: a conferência abrange tópicos da área de Pedagogia do Piano, tais como memorização, improvisação, interpretação dos mais variados gêneros e estilos, saúde do músico, estratégias de estudo, piano em grupo, repertório para níveis elementares e básicos, empreendedorismo , inclusão, técnica pianística, tecnologia e aspectos interdisciplinares no ensino do piano.

Resultados esperados
Espera-se que a promoção das atividades e ações voltadas à formação inicial e continuada de professores, a partir de temáticas relacionadas à área de pedagogia do piano, promovam a troca de experiências entre profissionais e alunos, proporcionando aos participantes acesso a novas informações. Pretende-se assim fortalecer e solidificar a área de pedagogia do piano e, consequentemente, melhorar o ensino musical. Entre os impactos esperados a médio e longo prazo, podemos destacar:

  • Impacto positivo na qualidade do ensino instrumental;
  • Melhoria no desempenho instrumental dos alunos ingressantes nos cursos de graduação em música, promovendo a formação integral do músico instrumentista;
  • Conscientização sobre a importância da inclusão de disciplinas voltadas à pedagogia do instrumento nos cursos de graduação em música no Brasil;
  • Estabelecimento de comunicação entre a universidade e a realidade profissional de professores que atuam no ensino de piano fora de instituições de ensino superior;
  • Promoção da valorização da universidade e de suas contribuições para a produção e difusão do conhecimento; científico frente aos professores de música que atuam fora do contexto acadêmico e da comunidade em geral;
  • Promoção da valorização do professor de piano por meio de apoio institucional e colaboração para o reconhecimento de suas ações frente à sociedade;
  • Ampliação do repertório de ações e materiais voltados à pesquisa da área;
  • Ampliação do leque de oportunidades para alunos egressos dos cursos superiores de Música, através do oferecimento de treinamento didático-pedagógico.
  • Estabelecer parcerias interinstitucionais.