Ir para o conteúdo BOMBAJA Ir para o menu BOMBAJA Ir para a busca no site BOMBAJA Ir para o rodapé BOMBAJA
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

QUEM SOMOS

 

Somos um projeto OFF-ROAD da UFSM trabalhando com  ensino, pesquisa e extensão que se preocupa com a formação e aprendizagem de seus membros. Trabalhamos sempre em busca de avanço tecnológico de forma responsável e dedicada, com o projeto e fabricação de um protótipo Baja SAE, oferecendo uma experiência extraclasse e aproximando nossos membros do mercado de trabalho.

 

 

 

 

Histórico

O projeto de pesquisa e extensão Bombaja, foi fundado no Departamento de Engenharia Mecânica, dia 4 de abril de 2003 e é composto por alunos de diversos cursos dos diferentes centros de ensino da UFSM. O principal trabalho da Bombaja são seus protótipos de veículo Baja SAE, produzidos para uso em situações OFF-ROAD. Ao longo de sua história, a equipe representou a universidade em diversos eventos e competições, tanto dentro quanto fora da UFSM, fortalecendo o contato entre a sala de aula, academia e mercado de trabalho. 

A estrutura da equipe possui diferentes diretorias, responsáveis pelas áreas de fabricação, montagem e manutenção dos protótipos, além da diretoria responsável pela gestão de marca e de pessoas.

O propósito da equipe é proporcionar aos seus integrantes uma experiência real de trabalho que vá além daquilo aprendido em sala de aula, ensiná-los a trabalhar em equipe e com prazos, podendo se aprofundar em conteúdos e coloca-los em prática. 

O projeto recebe ajuda financeira ou de materiais para a fabricação do protótipo de diferentes patrocinadores, assim a equipe pode concluir com sucesso seu trabalho atendendo às expectativas de seu público e conseguindo destaque nas competições.

 

Oficina Bombaja

A oficina da Bombaja se localiza no Pavilhão de Máquinas do Centro de Tecnologia da UFSM,  sendo vizinha de equipes como o Formula UFSM e laboratórios como o NAFA UFSM. 

Dentro do espaço de trabalho da equipe, os estudantes membros possuem a disponibilidade de locais tanto de trabalho prático na produção do protótipo quanto para trabalho teórico, com salas de reunião e projeto.  

Organizada pelos próprios alunos, a oficina se coloca como um local de aplicação de conhecimentos e ganho de experiências profissionais, onde os membros compartilham saberes e tem contato com o trabalho de uma empresa profissional.  Juntamente com a organização dos alunos, o trabalho da oficina é supervisionado por um orientador e professores apoiadores, que se certificam que a evolução da equipe seja constante e saudável.