Ir para o conteúdo BOMBAJA Ir para o menu BOMBAJA Ir para a busca no site BOMBAJA Ir para o rodapé BOMBAJA
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

NOTÍCIAS

Do Barro ao Pódio

   A Bombaja competiu no 17º Baja Regional – Etapa Sul 2019 sediado na Universidade de Caxias do Sul (UCS). O regional aconteceu nos dias 15 a 17 de novembro e o primeiro dia contemplou a prova de segurança, estática e a apresentação de projetos.  Já no segundo dia ocorreram as dinâmicas e super-prime. Finalmente no terceiro dia, o tão esperado Enduro.

Essa etapa contou com a inscrição de 30 protótipos tipo Baja SAE, um por instituição de ensino. Assim, os alunos de engenharia formaram equipes de até 20 inscritos com um professor orientador e um substituto. Além disso, agora há um novo item de avaliação durante  o pré-competição: o envio dos entregáveis, os quais consistem em uma forma de acompanhar o trabalho das equipes ao longo do ano.

  Sob poeiras de frenagem, a prova de segurança e conforto garante a permissão para continuar no regional, uma vez que testa o freio e ergonomia dos protótipos bajas. Posteriormente, começam as dinâmicas, a qual consiste em diversas provas que testam o desempenho dos veículos, como por exemplo as provas de tração, velocidade, aceleração e retomada, lama, manobrabilidade, entre outras. 

Em seguida, os projetos  são apresentados em 10 minutos, sendo 5 minutos para apresentação dos subsistemas do protótipo, seguido de cinco minutos de perguntas dos  juízes que colocam em prova o conhecimento dos alunos. O comitê de avaliação é formado por engenheiros e técnicos, que futuramente lançaram uma nota e um feedback  a respeito das apresentações.

  O destaque do segundo dia torna-se o super-prime, visto que ocorre uma emocionante corrida entre 2 duas equipes, cuja pista possui obstáculos naturais com declives, rampas e muita lama. Logo, esse dia é marcado pela aventura e habilidade de cada piloto. Frente às contínuas adrenalinas, no terceiro dia ocorrerá o tão esperado  enduro. Em um circuito que testa a resistência e robustez do protótipo, o objetivo é alcançar o maior número voltas em 4h. Submete o carro a situações de estress e dificuldades na pista, além de colocar em prova a tenacidade do piloto.

Com garra e persistência a Bombaja conseguiu superar as adversidades e subir ao pódio novamente, tornando-se bicampeã regional e transformando o carro de número 02 em 01. A emoção ainda corre nas veias de seus membros que agora se preparam para 26ª COMPETIÇÃO BAJA SAE BRASIL 2020 – ETAPA NACIONAL a qual desafiará os alunos e o protótipo a superarem seus limites enquanto seguem na jornada de aprimoramento profissional.

29 de Fevereiro de 2020