Cachoeira do Sul
Universidade Federal de Santa Maria

Alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo apresentaram propostas para a qualificação dos espaços do Asilo Nossa Senhora da Medianeira

Estudantes e docentes receberam o diretor do Asilo Nossa Senhora Medianeira, Osvaldo Trojahn, na Sala Inovadora do campus da UFSM em Cachoeira do Sul, na tarde de ontem, dia 24, para apresentar propostas para a qualificação dos espaços da Instituição. As propostas foram desenvolvidas pelo Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (EMAU) da UFSM-CS, em conjunto com os alunos da Disciplina Optativa de Projetos Colaborativos.

A disciplina tem como objetivo principal formular diretrizes e propostas para melhorias no espaço físico com ideias que se adequassem às inúmeras limitações existentes. Durante a execução do trabalho, se buscou, também, refletir criticamente sobre a relação entre demandas da comunidade e o papel do arquiteto urbanista, sensibilizando para uma prática colaborativa, inovadora e de impacto. As propostas incluíram reestruturação do telhado, áreas de serviço, áreas de lazer e convívio, recepção, espaços livres e rampa acessível.

Esta parceria com o Asilo Nossa Senhora Medianeira já está sendo desenvolvida desde 2021, através do projeto “Qualificação dos espaços para a melhor idade: Asilo Nossa Senhora da Medianeira”, coordenado pela profa. Laline Cenci, do curso de Arquitetura e Urbanismo. No final do semestre passado, os estudantes e docentes foram até o Asilo para apresentar suas propostas.

O Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (EMAU) é um programa de extensão da UFSM – Cachoeira do Sul. Para saber mais, siga o EMAU no Instagram ou entre em contato através do e-mail triade.emaucs@ufsm.br.