CCNE
Centro de Ciências Naturais e Exatas

85 anos Herbário SMDB

O Herbário SMDB é responsável pela guarda e manutenção de exemplares de plantas, algas e fungos, de reconhecimento internacional, para fins de estudo científico na área de Botânica. A coleta organizada e metodológica de espécimes, nas dependências da atual UFSM, teve início em fevereiro de 1938, quando o Professor Romeu Beltrão assumiu a disciplina de Botânica aplicada à Farmácia.

Atualmente o Herbário conta com mais de 21.500 espécimes tombados, sendo que, metade do acervo está digitalizado e disponível para o acesso online. O Herbário atende pesquisadores e alunos das mais diversas universidades e instituições de ensino nacionais e internacionais.

Na comemoração dos 85 anos de aniversário do Herbário SMDB serão ofertadas à comunidade estudantil santa-mariense, em especial alunos da graduação, palestras e oficinas, que visem a preservação ambiental e a divulgação científica, bem como motivar o estudo botânico. Entre as atividades, teremos uma oficina de fotografia e uma de produção de mapas usando o software Q-Gis. As palestras incluem o estudo de árvores e de plantas produtoras de óleos essenciais e uma apresentação do Parque Municipal dos Morros, que fica situado em Santa Maria. No encerramento serão sorteados prêmios aos participantes do 1° Concurso de Memes do Herbário SMDB.

Acesse o evento AQUI.