CCR
Centro de Ciências Rurais

PET Agronomia inicia projeto UFSM VAI À ESCOLA e visita instituições de ensino e fundação no interior do RS

Na manhã do dia 17 de maio, o grupo PET Agronomia da UFSM deu início à edição 2023 do projeto "UFSM VAI À ESCOLA", com visitas a duas importantes instituições de ensino e uma fundação no interior do Rio Grande do Sul. O objetivo principal da iniciativa é apresentar as oportunidades e benefícios de se tornar um estudante da UFSM e incentivar os alunos do ensino médio a ingressar no ensino superior.

A primeira parada do PET Agronomia foi na Escola Estadual de Ensino Médio Plácido de Castro, localizada na cidade de Rosário do Sul. Lá, o grupo teve a oportunidade de interagir com a turma do programa Jovem Aprendiz Rural (Senar), compartilhando informações e experiências sobre a área de agronomia e os cursos oferecidos pela UFSM.

Em seguida, os membros do PET Agronomia apresentaram o projeto no Colégio Estadual Professor Antônio Lemos de Araújo, situado no município de Cacequi. Nessa visita, eles puderam mostrar aos alunos as vantagens de seguir uma carreira no campo da agronomia e elucidar dúvidas sobre a vida universitária.

Na tarde do mesmo dia, o grupo teve a oportunidade de visitar a Fundação Maronna, localizada no município de Alegrete. Lá, os integrantes do PET Agronomia tiveram uma enriquecedora troca de conhecimento com a Engenheira Agrônoma Adriana Vargas e o Zootecnista Alan Dias. Durante a visita, foram discutidos temas como o histórico da Fundação, manejo de forrageiras e produção de silagem, aprofundando-se em assuntos relevantes para a área de agronomia.

Essas visitas proporcionaram uma importante interação entre os membros do PET Agronomia e os estudantes das instituições de ensino, além de promover a divulgação dos cursos oferecidos pela UFSM e o estímulo ao ingresso no ensino superior. O projeto "UFSM VAI À ESCOLA" mostra-se como uma iniciativa relevante no fomento da educação e no fortalecimento dos laços entre a universidade e as comunidades do interior do Rio Grande do Sul.