Palmeira das Missões
Universidade Federal de Santa Maria

Encontro entre gerações na UFSM-PM debate o envelhecimento ativo

O que é ser um idoso ativo foi o tema do encontro entre os acadêmicos e representantes do grupo Maturidade Ativa do SESC-PM.

Na última segunda-feira (01) os alunos da disciplina de Nutrição em Gerontologia, ministrada pela professora Loiva Beatriz Dallepiane, tiveram uma aula sobre envelhecimento ativo. Para falar sobre o assunto estiveram na universidade a agente de cultura e lazer do SESC Palmeira das Missões, Lidiana Fortes Botton e dois membros do grupo Maturidade Ativa do SESC, Romaci Galvão Bueno, 72, e Enadir Machado, 71. A dupla deu depoimentos sobre o que é ser um idoso ativo e fazer parte deste grupo.

Para seu Romaci as horas vagas são ocupadas com a participação em grupos, na academia e em atividades gratificantes que lhe tragam bem-estar. Já a dona Enadir, aposentada desde os 48 anos, falou da importância em, frequentemente, fazermos a renovação dos nossos projetos de vida. “Quando me aposentei achei que era dona do meu tempo mas, com o passar dos anos, isto não bastava mais. Senti falta em me ocupar com outras atividades e, por isso, entrei para o grupo Maturidade ativa do SESC”, comentou.

Seu Romaci, 72, e dona Enadir, 71, levaram muito humor e exemplo de vida aos alunos.

Segundo a professora Loiva Dallepiane, responsável pela disciplina, “esta foi uma aula de vida e cidadania para os alunos e um encontro intergeracional, tão importante para o envelhecimento ativo”. Para a acadêmica Natalí Backes, "a aula foi uma experiência de vida para todos os alunos". Já para a aluna Andrieli Ardenghi Cardoso, "os depoimentos dos idosos foi um ótimo exemplo de como ter um envelhecimento ativo e saudável". A estudante Josiana Pozzebon finalizou destacando o humor, a cultura e a interatividade envolvidos no dia-a-dia dos idosos.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM