Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
UFSM
Universidade Federal de Santa Maria

Histórico da construção dos prédios da UFSM é resgatado na 3ª Semana Nacional de Arquivos

Exposição “Memórias na pista”é composta por 16 painéis

O Departamento de Arquivo Geral (DAG) da Universidade Federal de Santa Maria está promovendo ao longo desta semana diversas atividades culturais e acadêmicas alusivas à 3ª Semana Nacional de Arquivos, uma das ações previstas no Plano Setorial de Arquivos 2017-2027, elaborado pelo Colegiado Setorial de Arquivos do Conselho Nacional de Política Cultural.

Conforme o DAG, a Semana Nacional de Arquivos na UFSM proporciona um espaço de difusão e debate sobre ações técnicas e investigações científicas no âmbito arquivístico brasileiro.

O evento integra a programação da Semana Nacional de Arquivos, promovida pelo Arquivo Nacional e pela Casa de Ruy Barbosa, e da International Archives Week 2019 (IAW2019), organizada pelo Conselho Internacional de Arquivos. A programação da Semana Nacional de Arquivos na UFSM segue as definições do Conselho Internacional, que esse ano tem como temática “Desenhando arquivos”.

Exposição foi organizada pelo DAG

Dentro das atividades propostas, está a exposição “Memórias na pista”, que expõe 16 painéis ao longo da pista multiuso, desde o arco de entrada do campus sede até o prédio da Reitoria. Em cada painel está o regaste histórico da construção dos prédios da Universidade. Caminhadas guiadas junto a um monitor foram programadas pelo Departamento.

Além disso, foi realizada na segunda-feira (3) uma gincana fotográfica na Escola Estadual de Ensino Fundamental Padre Rafael Iop. Uma oficina de desenhos, com turmas do 7º e 8º anos do ensino médio do Colégio Metodista Centenário, aconteceu nos dias 30 e 31 de maio. Os trabalhos produzidos na atividade estão expostos durante esta semana no hall do prédio da Reitoria.

Nesta quinta-feira (6), um simpósio para discutir patrimônio cultural e patrimônio documental ocorre a partir das 9h, no Salão Imembuí, no segundo andar do prédio da Reitoria.

O período da Semana Nacional de Arquivos foi escolhido para celebrar o dia 9 de junho, quando se comemora o Dia Internacional dos Arquivos.

Texto: Pablo Iglesias, acadêmico de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias

Fotos: Matheus Santos, acadêmico de Relações Públicas, bolsista da Agência de Notícias

Edição: Ricardo Bonfanti