Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Histórico da construção dos prédios da UFSM é resgatado na 3ª Semana Nacional de Arquivos



Foto colorida horizontal mostra um painel da mostra instalado em frente ao CAL
Exposição “Memórias na pista”é composta por 16 painéis

O Departamento de Arquivo Geral (DAG) da Universidade Federal de Santa Maria está promovendo ao longo desta semana diversas atividades culturais e acadêmicas alusivas à 3ª Semana Nacional de Arquivos, uma das ações previstas no Plano Setorial de Arquivos 2017-2027, elaborado pelo Colegiado Setorial de Arquivos do Conselho Nacional de Política Cultural.

Conforme o DAG, a Semana Nacional de Arquivos na UFSM proporciona um espaço de difusão e debate sobre ações técnicas e investigações científicas no âmbito arquivístico brasileiro.

O evento integra a programação da Semana Nacional de Arquivos, promovida pelo Arquivo Nacional e pela Casa de Ruy Barbosa, e da International Archives Week 2019 (IAW2019), organizada pelo Conselho Internacional de Arquivos. A programação da Semana Nacional de Arquivos na UFSM segue as definições do Conselho Internacional, que esse ano tem como temática “Desenhando arquivos”.

Foto colorida horizontal mostra painel da mostra próximo á reitoria
Exposição foi organizada pelo DAG

Dentro das atividades propostas, está a exposição “Memórias na pista”, que expõe 16 painéis ao longo da pista multiuso, desde o arco de entrada do campus sede até o prédio da Reitoria. Em cada painel está o regaste histórico da construção dos prédios da Universidade. Caminhadas guiadas junto a um monitor foram programadas pelo Departamento.

Além disso, foi realizada na segunda-feira (3) uma gincana fotográfica na Escola Estadual de Ensino Fundamental Padre Rafael Iop. Uma oficina de desenhos, com turmas do 7º e 8º anos do ensino médio do Colégio Metodista Centenário, aconteceu nos dias 30 e 31 de maio. Os trabalhos produzidos na atividade estão expostos durante esta semana no hall do prédio da Reitoria.

Nesta quinta-feira (6), um simpósio para discutir patrimônio cultural e patrimônio documental ocorre a partir das 9h, no Salão Imembuí, no segundo andar do prédio da Reitoria.

O período da Semana Nacional de Arquivos foi escolhido para celebrar o dia 9 de junho, quando se comemora o Dia Internacional dos Arquivos.

Texto: Pablo Iglesias, acadêmico de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias

Fotos: Matheus Santos, acadêmico de Relações Públicas, bolsista da Agência de Notícias

Edição: Ricardo Bonfanti

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-48023

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes