UFSM
Universidade Federal de Santa Maria

Trabalhos de estudantes da UFSM são premiados na Expocom Sul

Trabalhos desenvolvidos por alunos da UFSM foram destaque na etapa regional do 28º Prêmio Expocom - Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação. Ao todo, 25 trabalhos experimentais da UFSM foram finalistas, dentre eles sete foram premiados e irão disputar a etapa nacional.

O Encontro Intercom Inter-regiões aconteceu de 2 a 6 de agosto, de forma virtual pelo segundo ano consecutivo, devido à pandemia, e reuniu as atividades dos cinco encontros regionais. Professores e pesquisadores de todo o Brasil apresentaram trabalhos, participaram de conferências e puderam assistir à premiação dos trabalhos vencedores da Expocom.

Os projetos experimentais passam por três etapas: a local, em que os melhores trabalhos de cada universidade são selecionados e encaminhados para a etapa regional, em que o júri virtual indica os cinco melhores trabalhos de cada modalidade, das universidades de cada região do país, e a etapa nacional, que reúne todos os vencedores regionais. O júri avalia os trabalhos baseados em três aspectos principais: o experimentalismo do produto, a sua qualidade técnica e a consistência teórica e coerência do conteúdo inserido no formulário com o produto.

A UFSM lidera o número de indicações e vitórias no Sul, ficando em primeiro lugar entre as universidades federais e em segundo lugar na disputa entre institutos de ensino superior em geral. Para a professora de Jornalismo do campus de Frederico Westphalen Mirian Quadros, a vitória é a demonstração da superação das dificuldades impostas pelas adoção do ensino remoto. O projeto que a professora orientou foi vencedor na categoria de Reportagem em Áudio, e teve que ser adaptado para respeitar o distanciamento social. Para isso, teve que explorar novas tecnologias como apoio. Além disso, ter destaque em uma disputa com tantos outros projetos de qualidade representa a qualidade de ensino dos cursos de Comunicação Social da UFSM.

Os vencedores de cada região disputarão o prêmio nacional no 44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, organizado pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), de 4 a 9 de outubro, em formato virtual.

Trabalhos da UFSM premiados:

Trabalho: “Me dá um dinheiro aí: produção documental sobre publicidade, criatividade e sustentabilidade”
Aluno líder: Eduardo Melo Moura
Modalidade: Filme de não ficção/documentário/docudrama

Trabalho: “Ouro: o design presente nas embalagens de chocolate como importante aliado na mudança de percepção diante de problemáticas ambientais nordestinas”
Aluno líder: Thaís Teixeira de Oliveira Costa
Modalidade: Jingle

Trabalho: “Glow: A criação de uma identidade visual de uma plataforma de consumo de moda sustentável”
Aluno líder: Weslen Fernando Carvalho Vitorio
Modalidade: Design Gráfico de Identidade (avulso)

Trabalho: “Other Skin”
Aluno líder: Igor Vianna Bianchin
Modalidade: Games

Trabalho: “Recorte de gênero: Contornos da direção de arte feminina em Santa Maria”
Aluno líder: Amanda da Cas
Modalidade: Comunicação e Inovação

Trabalho: “Projeto marketing e desenvolvimento turístico: explorando a Rota Águas e Pedras Preciosas”
Aluno líder: Raquel Schaefer Klauck
Modalidade: Produto de Comunicação Institucional em apoio ao Marketing

Trabalho: “Covid-19: o impacto da desinformação na atuação dos profissionais da saúde”
Aluno líder: Sabrina Tais Lermen
Modalidade: Reportagem em Áudio/Radiojornalismo

Confira a lista completa de finalistas da etapa regional.

Texto: Ana Laura Iwai, acadêmica de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícia
Edição: Ricardo Bonfanti, jornalista