Trabalhos de estudantes da UFSM são premiados na Expocom Sul

Trabalhos desenvolvidos por alunos da UFSM foram destaque na etapa regional do 28º Prêmio Expocom – Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação. Ao todo, 25 trabalhos experimentais da UFSM foram finalistas, dentre eles sete foram premiados e irão disputar a etapa nacional.

O Encontro Intercom Inter-regiões aconteceu de 2 a 6 de agosto, de forma virtual pelo segundo ano consecutivo, devido à pandemia, e reuniu as atividades dos cinco encontros regionais. Professores e pesquisadores de todo o Brasil apresentaram trabalhos, participaram de conferências e puderam assistir à premiação dos trabalhos vencedores da Expocom.

Os projetos experimentais passam por três etapas: a local, em que os melhores trabalhos de cada universidade são selecionados e encaminhados para a etapa regional, em que o júri virtual indica os cinco melhores trabalhos de cada modalidade, das universidades de cada região do país, e a etapa nacional, que reúne todos os vencedores regionais. O júri avalia os trabalhos baseados em três aspectos principais: o experimentalismo do produto, a sua qualidade técnica e a consistência teórica e coerência do conteúdo inserido no formulário com o produto.

A UFSM lidera o número de indicações e vitórias no Sul, ficando em primeiro lugar entre as universidades federais e em segundo lugar na disputa entre institutos de ensino superior em geral. Para a professora de Jornalismo do campus de Frederico Westphalen Mirian Quadros, a vitória é a demonstração da superação das dificuldades impostas pelas adoção do ensino remoto. O projeto que a professora orientou foi vencedor na categoria de Reportagem em Áudio, e teve que ser adaptado para respeitar o distanciamento social. Para isso, teve que explorar novas tecnologias como apoio. Além disso, ter destaque em uma disputa com tantos outros projetos de qualidade representa a qualidade de ensino dos cursos de Comunicação Social da UFSM.

Os vencedores de cada região disputarão o prêmio nacional no 44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, organizado pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), de 4 a 9 de outubro, em formato virtual.

Trabalhos da UFSM premiados:

Trabalho: “Me dá um dinheiro aí: produção documental sobre publicidade, criatividade e sustentabilidade”
Aluno líder: Eduardo Melo Moura
Modalidade: Filme de não ficção/documentário/docudrama

Trabalho: “Ouro: o design presente nas embalagens de chocolate como importante aliado na mudança de percepção diante de problemáticas ambientais nordestinas”
Aluno líder: Thaís Teixeira de Oliveira Costa
Modalidade: Jingle

Trabalho: “Glow: A criação de uma identidade visual de uma plataforma de consumo de moda sustentável”
Aluno líder: Weslen Fernando Carvalho Vitorio
Modalidade: Design Gráfico de Identidade (avulso)

Trabalho: “Other Skin”
Aluno líder: Igor Vianna Bianchin
Modalidade: Games

Trabalho: “Recorte de gênero: Contornos da direção de arte feminina em Santa Maria”
Aluno líder: Amanda da Cas
Modalidade: Comunicação e Inovação

Trabalho: “Projeto marketing e desenvolvimento turístico: explorando a Rota Águas e Pedras Preciosas”
Aluno líder: Raquel Schaefer Klauck
Modalidade: Produto de Comunicação Institucional em apoio ao Marketing

Trabalho: “Covid-19: o impacto da desinformação na atuação dos profissionais da saúde”
Aluno líder: Sabrina Tais Lermen
Modalidade: Reportagem em Áudio/Radiojornalismo

Confira a lista completa de finalistas da etapa regional.

Texto: Ana Laura Iwai, acadêmica de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícia
Edição: Ricardo Bonfanti, jornalista