UFSM
Universidade Federal de Santa Maria

Evento marca os 50 anos da área de planejamento da UFSM

O planejamento da UFSM completou 50 anos em 2022. Para lembrar a data e promover a reflexão, a Pró-Reitoria de Planejamento realiza no dia 14 de dezembro, no Salão Imbembuí, o evento institucional sobre as cinco décadas da área. No mesmo dia da atividade, a UFSM completa 62 anos.

A programação terá duas etapas. Pela manhã, um momento para recuperar a história do planejamento e traçar perspectivas com quem esteve ou está à frente da área na UFSM. Pela tarde, um espaço para dialogar sobre os diferentes temas que compreendem a Proplan, incluindo a Comunicação Social e a Tecnologia da Informação.

A área do planejamento surgiu a partir da Assessoria de Planejamento (Asseplan) do Gabinete do Reitor, em 1972, implantada a partir do Parecer n. 014/72. A implementação da Pró-Reitoria de Planejamento foi aprovada a partir da Resolução n. 15/78 da UFSM, de 29 de junho de 1978.

PROGRAMAÇÃO

Pela manhã, a partir das 9h15, o painel "50 anos de Planejamento da UFSM" contará com a participação dos professores José Maria Pereira Dias, que atuou como pró-reitor entre 1993 e 1997, e Nilza Zampieri, pró-reitora entre 2005 e 2008. O painel terá mediação do atual pró-reitor, professor Rafael Lazzari.

O segundo painel, "Desafios e Perspectivas do Planejamento da UFSM", terá como convidados a vice-reitora, professora Martha Adaime, e os economistas Frank Casado, assessor do Gabinete do Reitor, e Joeder Soeres, coordenador de Planejamento Econômico. Todos já atuaram como pró-reitores de Planejamento. A mediação do painel será de Fernando Barbosa, pró-reitor adjunto da Proplan.

A programação da tarde, nominada "Proplan de cara nova: 2022 e além", terá como abertura a participação do professor Rafael Lazzari com o tema "Novas perspectivas da realidade universitária". Na sequência, a administradora Taiani Kienetz, coordenadora de Planejamento Administrativo, tratará da "Modernização Administrativa". A administradora Márcia Lorentz, coordenadora de Projetos e Convênios, apresentará o tema "Fundações de Apoio".  O analista de TI Gustavo Kantorski, diretor do Centro de Processamento de Dados (CPD), abordará "Planejamento e Tecnologia de Informação". O jornalista Maurício Dias, coordenador de Comunicação Social, e outros gestores dos setores de comunicação, falarão sobre "Planejamento e Comunicação".

O analista de TI Marcelo Kroth, coordenador de Planejamento Informacional, trará dicas de Power BI, software utilizado para visualização de dados. A última participação da segunda etapa terá um caráter bem prático, voltado para o audiovisual, com a apresentação de Pedro Amaral, editor de imagens da TV Campus.

O evento é gratuito e aberto para interessados em geral, como gestores da Universidade, técnicos, professores e estudantes das áreas de administração, gestão pública, economia, ciências contábeis, comunicação social, design, tecnologia da informação e engenharia da produção.