Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Evento marca os 50 anos da área de planejamento da UFSM

Atividade será realizada no dia 14 de dezembro no Salão Imembuí



O planejamento da UFSM completou 50 anos em 2022. Para lembrar a data e promover a reflexão, a Pró-Reitoria de Planejamento realiza no dia 14 de dezembro, no Salão Imbembuí, o evento institucional sobre as cinco décadas da área. No mesmo dia da atividade, a UFSM completa 62 anos.

A programação terá duas etapas. Pela manhã, um momento para recuperar a história do planejamento e traçar perspectivas com quem esteve ou está à frente da área na UFSM. Pela tarde, um espaço para dialogar sobre os diferentes temas que compreendem a Proplan, incluindo a Comunicação Social e a Tecnologia da Informação.

A área do planejamento surgiu a partir da Assessoria de Planejamento (Asseplan) do Gabinete do Reitor, em 1972, implantada a partir do Parecer n. 014/72. A implementação da Pró-Reitoria de Planejamento foi aprovada a partir da Resolução n. 15/78 da UFSM, de 29 de junho de 1978. 

 PROGRAMAÇÃO

Pela manhã, a partir das 9h15, o painel “50 anos de Planejamento da UFSM” contará com a participação dos professores José Maria Pereira Dias, que atuou como pró-reitor entre 1993 e 1997, e Nilza Zampieri, pró-reitora entre 2005 e 2008. O painel terá mediação do atual pró-reitor, professor Rafael Lazzari.

O segundo painel, “Desafios e Perspectivas do Planejamento da UFSM”, terá como convidados a vice-reitora, professora Martha Adaime, e os economistas Frank Casado, assessor do Gabinete do Reitor, e Joeder Soeres, coordenador de Planejamento Econômico. Todos já atuaram como pró-reitores de Planejamento. A mediação do painel será de Fernando Barbosa, pró-reitor adjunto da Proplan.

A programação da tarde, nominada “Proplan de cara nova: 2022 e além”, terá como abertura a participação do professor Rafael Lazzari com o tema “Novas perspectivas da realidade universitária”. Na sequência, a administradora Taiani Kienetz, coordenadora de Planejamento Administrativo, tratará da “Modernização Administrativa”. A administradora Márcia Lorentz, coordenadora de Projetos e Convênios, apresentará o tema “Fundações de Apoio”.  O analista de TI Gustavo Kantorski, diretor do Centro de Processamento de Dados (CPD), abordará “Planejamento e Tecnologia de Informação”. O jornalista Maurício Dias, coordenador de Comunicação Social, e outros gestores dos setores de comunicação, falarão sobre “Planejamento e Comunicação”.  

O analista de TI Marcelo Kroth, coordenador de Planejamento Informacional, trará dicas de Power BI, software utilizado para visualização de dados. A última participação da segunda etapa terá um caráter bem prático, voltado para o audiovisual, com a apresentação de Pedro Amaral, editor de imagens da TV Campus.

O evento é gratuito e aberto para interessados em geral, como gestores da Universidade, técnicos, professores e estudantes das áreas de administração, gestão pública, economia, ciências contábeis, comunicação social, design, tecnologia da informação e engenharia da produção. 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-60719

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes