Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano

Redes Sociais

Início do conteúdo

Histórico

A Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN) teve origem da Assessoria de Planejamento – ASSEPLAN da Reitoria, diretamente vinculada ao Gabinete do Reitor, foi instituída conforme Regimento da UFSM, de 1972, aprovado pelo Parecer n. 014/72, de 11/01/1972.
 Nesta época, o Departamento de Assuntos Universitários (DAU) do Ministério da Educação e Cultura, consciente dos problemas que afligiam o Sistema de Ensino Superior e da situação em que se encontravam as suas instituições, procurou em outubro de 1975, construir e oferecer às IES brasileiras um modelo conceitual de órgão de planejamento que integrasse operacionalmente, à sua estrutura administrativa. 
 Por intermédio do Programa Nacional de Planejamento Universitário – CODEMOR (Coordenação de Modernização de Reforma Administrativa)/DAU, foi criado o Projeto n. 007/75 – Programa Nacional de Implantação de Modelos de Órgãos de Planejamento. Este projeto objetivava a estruturação e implantação de modelos de órgãos de planejamento universitários.
 Inicialmente implementado por quatro IES, posteriormente, o projeto foi estendido a mais outras sete IES, pela necessidade de uma composição tipológica mais diversificada, e para aproveitamento da disposição de engajamento de algumas instituições. 
 Na UFSM a ASSEPLAN elaborou o Projeto n. 045/77, propondo a transformação dessa assessoria em Pró-Reitoria de Planejamento, de acordo com a filosofia proposta pelo Programa Nacional de Planejamento Universitário da CODEMOR/DAU. A proposta foi aprovada na Sessão n. 240, do Conselho Universitário, de 29 de junho de 1978 e também foi analisada e recomendada pelo Diretor do DAU/MEC. A reestruturação da Assessoria de Planejamento em Pró-Reitoria de Planejamento foi implementada por meio da Resolução n. 15/78 da UFSM, de 29 de junho de 1978.
 Na oportunidade o Sistema de Planejamento era constituído dos seguintes subsistemas estruturados em Coordenadorias:

Subsistema de Planejamento Global
Subsistema de Planejamento de Pesquisa Institucional
Subsistema de Planejamento Informacional
Subsistema de Planejamento Administrativo
Subsistema de Planejamento Econômico-Financeiro
Subsistema de Planejamento Físico
Subsistema de Planejamento Comunitário
Subsistema de Planejamento Acadêmico e
Assistente.

 Convém salientar que o Subsistema de Planejamento Global, não chegou a ser implementado, embora previsto na composição inicial.
 Nesta época a PROPLAN como órgão de assessoramento, destacou-se pela elaboração de projetos e prestação de serviços técnicos para diversos órgãos da universidade.
 Na década de 80, foram transferidas informalmente as Coordenadorias de Planejamento Comunitário e de Planejamento Acadêmico, respectivamente, para a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e a Pró-Reitoria de Graduação, sendo que a função de Secretário Geral da UFSM, lotada no Gabinete do Reitor, foi disponibilizada para a PROPLAN.

 Deste modo, a estrutura da PROPLAN ficou constituída de:

Pró-Reitor
Secretário Geral (Pró-Reitor Substituto)
Secretário Administrativo
Coordenadoria de Planejamento Administrativo
Coordenadoria de Planejamento Informacional
Coordenadoria de Planejamento Econômico
Coordenadoria de Planejamento da Pesquisa Institucional
Coordenadoria de Planejamento Físico

 Atualmente sua estrutura está composta por:

Pró-Reitor
Assistente
Secretaria de Apoio Administrativo
Coordenadoria de Planejamento Administrativo
Coordenadoria de Planejamento Econômico
Coordenadoria de Planejamento Informacional
Coordenadoria de Projetos e Convênios
Coordenadoria de Planejamento e Avaliação Institucional

 Com esta estrutura a PROPLAN coordena as atividades de planejamento, orçamento e modernização administrativa no âmbito da Universidade. Da mesma forma, emite parecer sobre convênios, contratos, ajustes e acordos. Analisa informações internas e externas à Universidade, necessárias à avaliação do esforço educacional e à tomada de decisão.