UFSM
Universidade Federal de Santa Maria

UFSM assina convênio de cooperação internacional com Universidade de Zhejiang, em Lian’An

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) firmou acordo de cooperação internacional com a Universidade de Agricultura e Florestas de Zhejiang (ZAFU), na China. A assinatura ocorreu nesta quarta-feira (28), em Lian’An, na província de Zhejiang, durante a passagem da missão organizada pela Secretaria de Assuntos Internacionais (SAI) da UFSM, pelo Ministério da Educação da China e pela Universidade Normal de Hebei. O financiamento da missão à China é do Centro de Educação e Cooperação em Línguas (CLEC).

Momento de assinatura do acordo entre UFSM e Universidade de Agricultura e Florestas de Zhejiang (Foto: Júlio Rodriguez/Especial)

“A ZAFU é uma das grandes universidades que trabalha com agricultura sustentável e preservação do meio ambiente. Eles atuam com o desenvolvimento aliado à preservação. Assinamos um convênio com eles na área de agricultura, que é um dos pilares da Universidade, do parque tecnológico e da inovação, bem como na engenharia florestal”, comentou o reitor Luciano Schuch. Ainda, segundo o gestor, o acordo com a instituição chinesa permitirá parcerias com empresas de base tecnológica na área de monitoramento do meio ambiente.

O acordo também possibilitará aos acadêmicos das duas universidades a cotutela e a dupla titulação. No primeiro caso, o estudante de mestrado ou doutorado poderá ter um orientador na UFSM e outro na ZAFU. No segundo, o pesquisador terá dois diplomas - um de cada instituição -  após defender a dissertação ou a tese.

Universidade Normal de Hebei

Nesta quinta-feira (29), a delegação da UFSM, composta pelo reitor e pelos professores Paulo Bayard Dias Gonçalves e Júlio César Cossio Rodriguez, respectivamente, diretor e diretor adjunto da Secretaria de Assuntos Internacionais (SAI) viajarão para a cidade Shijiazhuang. O trajeto tem duração de sete horas.

Ainda na primeira das duas semanas de viagem está prevista a assinatura de acordo com a Universidade Normal de Hebei, localizada na província de mesmo nome. Com esta instituição a UFSM já tem parcerias desde 2014 para a oferta de cursos de mandarim e de cultura chinesa.

Missão em solo chinês

Comitiva brasileira em missão à China (Foto: GCUB)

A comitiva da UFSM e outras 17 universidades brasileiras tem como objetivo fortalecer o intercâmbio e firmar acordo com instituições chinesas. A viagem tem duração de duas semanas e já passou pela cidade de Xangai, para visita e parceria com a Universidade de Donghua.

Expediente da cobertura

Texto: Graziela Rocha e Maurício Dias
Edição: Mariana Henriques
Fotografias: Júlio Rodriguez e GCUB